O movimento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro Prado Velho, em Curitiba, diminuiu durante a tarde desta quarta-feira (5), último dia para transferir, revisar, regularizar ou fazer o título de eleitor. Até às 18 horas, cerca de 2,8 mil pessoas foram atendidas e ainda havia uma grande fila, com cerca de 800 pessoas. No íncio da manhã, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) saiu fora do ar pelo excesso de consultas. No meio da tarde, o funcionamento já estava normal e a média de espera era de duas a quatro horas.
De acordo com com o chefe de atendimento do TRE, Rogério Born, analisando a movimentação nas filas e realizando contagens, o TRE estima que sejam atendidas nesta quarta-feira 3,5 mil pessoas no máximo. A previsão inicial era de que até 4,3 mil eleitores comparecessem ao local nesta quarta-feira.
Lentidão pela manhã
No período da manhã, o excesso de consultas em todo o país ao sistema do TSE - cuja sede fica em Brasília - fez com que o atendimento aos eleitores tivesse problemas na sede do TRE, em Curitiba.
De acordo com Born, o volume de consultas simultâneas fez com que ocorressem quedas. A previsão de tempo de espera chegou a ser de 4 e 6 horas. "Os eleitores que deixaram para comparecer ao TRE no último dia precisam ter paciência. O sistema do TSE está 'caindo' com frequência e isso irá atrasar os atendimentos", disse.
Born afirmou também que o TRE pretendia iniciar o atendimento à população às 7 horas apesar de ter divulgado que o atendimento iria começar às 8 horas - porque já havia fila no local. No entanto, com os problemas técnicos, não foi possível. Das 7h às 8h, funcionários do TRE fizeram a triagem de documentos da pessoas que estavam na fila. Após esse período, ocorreram mais algumas quedas temporárias, mas o atendimento estava ocorrendo normalmente.
A previsão era de que até 4,3 mil eleitores compareçam ao órgão no último dia do prazo. Esse número é quase 11 vezes o normal, quando cerca de 400 eleitores por dia procuram os serviços do TRE. Na terça-feira (4) o órgão atendeu aproximadamente 3,6 mil eleitores.
O atendimento ocorrerá até as 18 horas. O TRE irá distribuir senhas aos eleitores que chegarem à fila até esse horário. Depois os portões são fechados e os eleitores vão aguardar no pátio. Segundo Born, a previsão é de que todas as senhas sejam atendidas até por volta das 22 horas.
Segunda via
A segunda via do título de eleitor não obedece ao mesmo prazo dos outros serviços. Ela pode ser feita até 23 de setembro. Quem perdeu o documento também podem comparecer à seção eleitoral no dia da eleição levando um documento oficial com foto para exercer seu direito ao voto.
A lista de documentos completa para cada serviço e outras informações está disponível no site do TRE.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião