Os três principais candidatos na corrida pela Presidência da República - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) - reprisaram nesta quinta-feira (19) os programas exibidos à noite no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. Enquanto o tucano destacou o assunto saúde, Dilma interagiu em seu programa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - ela no Chuí (RS), ele em Porto Velho (RO). "Assim, a gente pode dar um abração no nosso povo e anunciar o início de um novo tempo", disse Lula.
"O futuro começa sem que se interrompa o presente", anunciou Dilma. A candidata apareceu em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, onde renovou a promessa de lutar contra a miséria no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em Goiás. O programa exaltou os feitos do governo Lula, como o combate à pobreza e a geração de empregos. Apostando na emoção, a propaganda mostrou o presidente caminhando, pensativo, pelo Palácio do Alvorada.
"Dilma foi a parceira de todos os momentos. Quantas noites ficamos aqui buscando soluções para o Brasil", disse o presidente. "Eu peço: vote na Dilma. Ela é a pessoa mais preparada para ser presidente do Brasil." A candidatada prometeu governar "com cuidado de mãe". Para encerrar a propaganda, imagens da posse de Lula, com festa do povo. E, em seguida, o presidente acenando em sinal de despedida.
Ao fundo, uma música dizia: "Deixo em tuas mãos o meu povo e tudo o que mais amei. Mas só deixo porque sei que vais continuar o que fiz. (...) Agora, as mãos de uma mulher vão nos conduzir. O meu povo ganhou uma mãe que tem um coração que vai do Oiapoque ao Chuí."
Serra
O programa de Serra relembrou as origens do candidato e mostrou como um "garotinho" se transformou em ministro da Saúde, prefeito e governador. "Quem diria que o filho da dona Serafina e do seu Francisco ia fazer tanta coisa boa na saúde?", disse o narrador. A propaganda falou sobre a redução de filas para cirurgias, do programa contra a aids, do Programa da Saúde da Família e das clínicas para tratamento de dependentes químicos.
Pessoas atendidas pelas iniciativas apareceram no vídeo agradecendo a Serra. Maria Augusta, de Goiânia, mostra preocupação com o atendimento médico, ao que o candidato, em um estúdio, responde: "Fica tranquila, dona Augusta. Comigo, saúde vai ser assunto para o Presidente da República." O candidato afirmou ver na área um "jogo de empurra, de botar a culpa em todo mundo".
Serra reforçou a promessa de criar o Mãe Brasileira, a exemplo do programa da Prefeitura de São Paulo, para assegurar às gestantes tratamento pré-natal e vale-transporte para ir às consultas. Prometeu também criar 154 policlínicas pelo País e a Rede Zilda Arns, para pessoas com deficiência ou problemas de mobilidade. "Tá na hora de enfrentar de verdade os problemas", afirmou o tucano.
Marina
Já Marina Silva exibiu um minidocumentário narrado por ela sobre o aquecimento global. "Precisamos parar o ciclo de destruição que já está acontecendo. Nós não estamos mudando os nossos hábitos. Nós precisamos mudar agora. É possível desenvolver sem destruir. Isso é ser sustentável", diz a candidata. Marina só aparece no vídeo por quatro segundos. Diz apenas seu nome e que é candidata a presidente.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) usou um poema e imagens em preto e branco para falar sobre os latifúndios e a necessidade de desapropriações no campo. Ivan Pinheiro (PCB) discursou contra o capitalismo e classificou a "democracia burguesa" como um "jogo de cartas marcadas".
O candidato do PSTU, José Maria de Almeida, prometeu dobrar o salário mínimo. José Maria Eymael (PSDC) falou sobre o "mandamento da dignidade" e convidou os eleitores a acessarem a TV Eymael, em seu site. Levy Fidelix (PRTB), por sua vez, autodenominou-se "o presidente do progresso e do desenvolvimento".
- Dilma rebate críticas ao Minha Casa, Minha Vida
- Serra acusa PT e governo de tentarem censurar imprensa
- No rádio, programa de Serra aponta Dilma "na garupa" de Lula
- Dilma promete universalizar acesso à água potável
- Marina propõe criação de índice de emissão de gases
- Em Brasília, Dilma reafirma que está bem de saúde
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula