Apesar de estar cinco pontos porcentuais atrás da candidata petista Dilma Rousseff, de acordo com a pesquisa nacional do Ibope (leia mais na página 15), José Serra (PSDB) aparece 11 pontos à frente da adversária no Paraná. Confirmando a tradição do partido no estado nas disputas presidenciais, o tucano tem 46% das intenções de voto contra 35% da ex-ministra do governo Lula. Marina Silva (PV) aparece com 7% e os indecisos somam 12%.
Na pesquisa espontânea Ibope/RPC na qual os eleitores não são apresentados a uma lista de candidatos , Serra registra 28% das intenções de voto e Dilma, 22%. Marina aparece com 4%. Os números mostram ainda que o tucano também venceria no Paraná num eventual segundo turno: 50% contra 37%.
Na avaliação do professor de Ciência Política e Direito Constitucional Carlos Luiz Strapazzon, os números refletem uma característica dos eleitores paranaenses, que tradicionalmente "seguem uma linha mais centrista". "O PT nunca foi um partido forte no Paraná. Além disso, não podemos confundir a força política do [ex-governador peemedebista Roberto] Requião com a força do PT", afirma. "Talvez pudéssemos até esperar uma resposta um pouco melhor da Dilma, uma vez que o PMDB está associado à candidatura do [senador] Osmar Dias ao governo. Mas isso não aconteceu."
Strapazzon ainda destaca a favor de Serra o bom desempenho do candidato do PSDB ao governo, Beto Richa. Segundo o Ibope, Beto tem 46% das intenções de voto contra 33% de Osmar. "O Serra tem um cabo eleitoral muito forte no estado, que é o Beto Richa", analisa. "Essa força política do Beto somada à força política do senador Alvaro Dias (PSDB) ajuda a compreender melhor o cenário favorável ao Serra no Paraná." A avaliação se traduz no desempenho de Serra na pesquisa espontânea. Em âmbito estadual o tucano tem 28% das intenções de voto; em Curitiba reduto de Richa os números sobem para 41%.
- Lei da Ficha Limpa barra menos de 1% dos candidatos
- Alguns partidos não aceitaram fichas-sujas
- Três "figurões" foram impedidos de concorrer
- Influência de Lula pode tirar votos da candidatura tucana
- Richa e Osmar estão tecnicamente empatados no interior
- Dilma mantém 5 pontos de vantagem, mostra Ibope
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Lula passa para cuidados semi-intensivos após três dias de monitoramento contínuo
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Valdemar depõe à PF sobre suposta tentativa de golpe e questionamento das urnas
Deixe sua opinião