A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu na noite desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, apoio de um grupo de artistas e intelectuais. Segundo a organização do evento, mais de 900 pessoas lotaram o Teatro Casa Grande, na Zona Sul da cidade.
Dilma agradeceu o apoio dos artistas e intelectuais. "As músicas que ouvi e os livros que eu li estão aqui, com todos esses cantores e artistas", afirmou.
Em seu discurso, a candidata petista defendeu investimentos em cultura. "Não existem formas de dar qualidade ao processo sem valorizar as pessoas que fazem parte do processo." Também defendeu melhorias na educação. Ela disse que, se for eleita, pretende criar nova universidades e escolas técnicas no país.
Entre os convidados que declararam apoio Dilma estavam o arquiteto Oscar Niemeyer, o cantor e compositor Chico Buarque e a cantora Beth Carvalho, que não aparece em público desde uma operação de coluna, no fim do ano passado.
"Eu estou me recuperando de uma cirurgia, mas fiz questão de vir", disse Beth Carvalho, que cantou uma versão política de "Deixa a vida me levar". "É um governo que não fala fino com Washington e não fala grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso somos ouvidos e respeitados como nunca antes na história deste país", disse Chico Buarque em seu discurso.
Quem foi
Entre os representantes da classe artística, estiveram presentes os atores Paulo Betty, Dira Paes, Silvia Buarque, os músicos Alceu Valença, Wagner Tiso, Otto, Yamandu Costa, Rosemary, Lia de Itamaracá, Margareth Menezes e Alcione, além do cartunista Ziraldo e do diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa.
Da classe política compareceram a ministra Nilcea Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), os ex-ministros Márcio Thomas Bastos (Justiça) que entregou um manifesto de apoio em nome dos advogados do Brasil, Carlos Minc (Meio Ambiente), e os governadores eleitos do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e Jacques Wagner (PT), além do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).
O teólogo Leonardo Boff, a filósofa Marilena Chaui e o sociólogo Emir Sader também marcaram presença e discursaram. Militantes do PT ajudaram a lotar o teatro com bandeiras e camisetas e cantaram músicas da campanha petista. Do lado de fora, telões na calçada transmitiam o evento.
Também estiveram presentes ao evento representantes dos movimentos gay, negro e religioso.
- "Erros acontecem em todos os governos", afirma Dilma
- CNBB no Rio recomenda voto em quem "defende a vida"
- Serra nega participação do PSDB em folhetos religiosos contra Dilma
- Dilma diz ser "lamentável" suposta ligação do PSDB com panfletos
- Não tem como pedir direito de resposta à Igreja, diz Gleisi Hoffmann
- FHC diz que discussão sobre aborto "não pode ser eleitoral"
- Fabio Feldmann e Gabeira, do PV, declaram apoio a Serra
- Proprietária de gráfica que imprimiu folheto anti-Dilma é filiada ao PSDB, diz PT
- Advogados e religiosos preparam manifesto pró-Dilma
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais