O candidato à presidência pelo PSDB, José Serra, definiu como crime contra a Constituição a quebra do sigilo bancário do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. A declaração foi feita na noite de quarta-feira (21) durante um corpo a corpo com eleitores em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio, e principal reduto eleitoral de seu vice, o deputado do DEM Indio da Costa.
Serra disse que não ficou surpreso com a atitude da analista da Receita que seria a responsável pela quebra. Ele acrescentou que acha errado usar a máquina do governo para disputar eleição.
No corpo a corpo, o candidato aproveitou para tomar um cafezinho e conversou com eleitores sobre política e marchinhas de carnaval. O passeio por Jacarepaguá foi curto e durou cerca de 10 minutos. Enquanto tentava atrair os eleitores, seu vice, o deputado Indio da Costa fez novos ataques ao PT.
O vice do tucano afirmou que ainda não viu declarações nos jornais e revistas da candidata do PT, Dilma Rousseff, sobre o suposto envolvimento do PT com as Farc, as Forças Revolucionarias da Colômbia.
"A Dilma é que tem que responder se o PT tem ligação ou não com as Farc. Não entrei na política para falar meias palavras. O que eu fiz foi falar aquilo que todo mundo sabe", disse o candidato.
Serra se reuniu com o COB
Em reunião com representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Indio já havia repetido as acusações de ligação do PT com as Farc. Ele disse ainda que não recebeu nenhum alerta por parte da direção do PSDB por suas declarações e ataques ao PT. Questionado por jornalistas se ele tinha receio de ser processado, o candidato apenas falou: "Eu não, quem ter que ter medo são eles, que tem ligação com as Farc".
A assessoria jurídica do PT protocolou nesta quarta, no Tribunal de Justiça do Distrito e Territórios (TJDFT) ação por danos morais contra Indio da Costa e o PSDB.
Na segunda-feira (19), Serra fez a mesma acusação sobre as Farc. "A ligação do PT é com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas. Isso todo mundo sabe, tem muitas reportagens, tem muita coisa. Apenas isso. Agora, a Farc [sic] é uma força ligada ao narcotráfico. Isso não significa que o PT faça o narcotráfico", disse.
Na sexta (16), em declaração para o site da campanha tucana, Indio fez pela primeira vez a relação. "Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", disse o deputado na ocasião. Nesta segunda, o candidato a vice postou no Twitter a seguinte mensagem: "PT não faz narcotráfico. As Farc, sim."
Olimpíadas
O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzzman, apresentou a José Serra os projetos e investimentos para as Olimpíadas de 2016, que terá como sede o Rio. Nuzzman presenteou o tucano com um casaco da seleção brasileira personalizado com o nome do candidato. Serra tirou a gravata e estreou o casaco.
Serra acrescentou que o Rio é uma cidade maravilhosa até mesmo quando é mal administrada. Ele também criticou a demora das obras de dragagem da Bacia de Jacarepaguá e disse que se eleito pretende incentivar os jovens através do esporte. Após o encontro com os executivos do COB, o candidato seguiu com o seu vice para um corpo a corpo com eleitores em Jacarepaguá.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou