O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu nesta terça-feira (3), por sorteio, que o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, será o primeiro a aparecer na estreia da veiculação da propaganda gratuita em rede nacional de rádio e televisão, no dia 17 de agosto.

CARREGANDO :)

A candidata do PT ao Palácio do Planalto Dilma Rousseff será a quinta a aparecer na propaganda eleitoral gratuita e a candidata do PV, Marina Silva, a penúltima. Os programas eleitorais vão ser exibidos até 30 de setembro. Nos dias seguintes, a ordem de aparição será feita em esquema de rodízio.

Os candidatos a presidente e a deputado federal vão participar da propaganda eleitoral às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25, no rádio, e de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55, na televisão.

Publicidade

Os políticos que concorrem aos cargos de governador, senador e deputado estadual ou distrital terão as propagandas exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras.

A ordem definida pelo sorteio é a seguinte: José Serra (PSDB), Plínio Arruda (PSOL), Rui Costa, (PCO), José Maria (PSTU), Dilma Rousseff (PT), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PV) e Ivan Pinheiro (PCB).

Sobras

O TSE definiu que as chamadas "sobras de tempo" da propaganda serão distribuídas aos três primeiros candidatos sorteados para aparecer na estreia do horário eleitoral (José Serra, Plínio Arruda e Rui Costa).

Depois da divisão do espaço no rádio e na televisão ocorrem sobras, que não somam tempo considerável, mas que podem representar inserções de 30 ou 15 segundos para pelo menos três candidatos.

Publicidade
Veja também
  • Dilma diz que tucano precisará de calmante
  • Dilma treina falas curtas e Serra evita imagem arrogante
  • Band nega que regra de debate favoreça algum candidato
  • Serra descarta mudar rotina às vésperas de 1º debate
  • Candidatos reduzem agenda e focam 1º debate na TV