Ação social garante 81% de votos para a petista em cidade do Sudoeste
Se a candidata petista Dilma Rousseff dependesse apenas dos votos de eleitores do pequeno município de Pinhal de São Bento, no Sudoeste do Paraná, venceria as eleições no primeiro turno com uma vantagem surpreendente sobre o tucano José Serra. Ela recebeu nada menos do que 80,98% dos 1.668 votos válidos na cidade. Serra fez 260 votos (15,4%) e Marina Silva (PV) teve o apoio de apenas 45 eleitores, 2,67% do total.
Militância dá 63% para o tucano em município do Norte Pioneiro
Além de mostrar que, a cada dez eleitores, seis votam em José Serra (PSDB), o primeiro turno das eleições provou que em Wenceslau Braz, cidade do Norte Pioneiro, um bom cabo eleitoral e a militância podem fazer a diferença em uma campanha. Na cidade, onde vivem cerca de 19 mil habitantes e 14,5 mil eleitores, tradicionalmente o que dita a regra nas eleições para presidente é o poder de convencimento dos cabos eleitorais.
José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB, venceu a presidenciável Dilma Rousseff (PT) em 8 das 11 regiões do Paraná e conquistou 296.425 votos a mais do que a adversária no estado. Impulsionado pela popularidade do governador eleito, Beto Richa (PSDB), Serra liderou em Curitiba e ampliou a vantagem para outras regiões, principalmente o Norte Central e o Norte Pioneiro, que fazem divisa com São Paulo, estado governado por Serra até março deste ano.Dilma conseguiu segurar a liderança nas outras três regiões (Centro-Sul, Oeste e Sudoeste) graças a benefícios sociais do governo federal e à mobilização de forças políticas alinhadas à esquerda, já que essas áreas têm forte presença de assentamentos rurais.
A diferença de votação entre Serra e Dilma por região mostra a diversidade do eleitorado paranaense. A professora de História Marion Brepohl de Magalhães, da UFPR, explica que as regiões mais a Oeste foram ocupadas tardiamente por pequenos agricultores e que elas têm forte presença do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e do sindicalismo rural. "Hoje as plataformas [entre partidos] estão bastante semelhantes, mas ainda assim o PT tem esse forte apelo de ser um partido de esquerda, que atende os sem-terra, pequenos produtores e sindicatos", afirma a professora, que escreveu na década de 90 o livro "Paraná Reinventado", sobre o comportamento eleitoral por região.
O membro da coordenação estadual do MST José Damasceno confirma que o movimento tende a votar em candidatos da esquerda. Prova disso é que no Centro-Sul, onde está a maior parte de famílias assentadas, Dilma tem a preferência de 53,9% do eleitorado.
O presidente do PT no Paraná, Ênio Verri, diz que a aceitação da legenda é maior nas regiões que "tiveram conquistas econômicas e sociais" com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma foi a mais votada em 147 das 150 cidades com a maior cobertura do Bolsa Família, de acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo.
No Paraná, o município em que a petista teve mais votos proporcionalmente foi Pinhal de São Bento (80,98% dos votos vpalidos), na região Sudoeste. É uma cidade rural, com 2,5 mil habitantes, onde 39% das famílias recebem o Bolsa Família.
Lar tucano
Já Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, foi a cidade em que Serra teve a votação mais expressiva no Paraná, com 63,36% dos votos válidos. O município de 18,7 mil habitantes depende menos do Bolsa Família na comparação com Pinhal de São Bento. Dos dez municípios onde Serra recebeu mais votos no Paraná, seis ficam no Norte Central e no Norte Pioneiro.
O analista político Bianco Zalmora Garcia, professor de Ética e Política da Universidade Estadual de Londrina (UEL), diz que no eleitorado do Norte há um conservadorismo religioso e cultural.
O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, diz que a legenda tem maior inserção nas cidades grandes do que nas pequenas. "Agora vamos ter que trabalhar nos pequenos municípios para a campanha do Serra", afirma.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião