O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou neste domingo (3) a vitória do candidato do PSDB ao governo do Tocantins, Siqueira Campos. Com 99,41% das urnas apuradas às 21h25, o candidato tucano tem 50,52% e não pode mais ser ultrapassado pelo atual governador que tentava a reeleição Carlos Gaguim (PMDB), com 49,48%.
Siqueira Campos, que foi o primeiro governador do Tocantins, passou boa parte da campanha atrás de Gaguim nas pesquisas, mas foi beneficiado pela divulgação de denúncias de um suposto esquema de corrupção envolvendo a gestão do atual governador do estado.
No último mês, Gaguim teve seu nome citado em um suposto esquema envolvendo lobistas e fraudes a licitações. O candidato do PMDB refutou as acusações alegando motivações eleitorais para a divulgação do caso na imprensa.
Durante a campanha, Siqueira Campos defendeu a ampliação das ações na área da educação e condenou a corrupção no estado. O candidato prometeu construir 18 escolas e institutos tecnológicos, além de instalar sistema de internet banda larga para a juventude.
Perfil
José Wilson Siqueira Campos nasceu em 1 de agosto de 1928 em Crato (CE). Empresário, casado, é pai de oito filhos. Foi vereador de Colinas de Goiás, hoje Colinas do Tocantins, deputado federal por Goiás por cinco mandatos, de 1971 a 1988. Nesse período, foi autor da emenda de criação do estado do Tocantins. Em 1988, tornou-se o primeiro governador do estado. Depois voltou ao cargo entre 1995 e 2002.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião