Entre os simpatizantes e militantes pagos pelo PT durante campanha da presidente Dilma Rousseff em Salvador, nesta quinta-feira (9), havia até baianas caracterizadas que receberam uma diária para estar no evento.

CARREGANDO :)

A petista seguiu a tradição da Bahia e foi à Basílica do Bonfim receber uma bênção e agradecer pelos votos recebidos no primeiro turno.

O evento reuniu centenas de pessoas do lado de fora da Basílica. Além de simpatizantes do PT e da presidente, militantes pagos que empunhavam bandeiras da campanha presidencial incorporaram o público presente.

Publicidade

Contratada pela campanha do PT na Bahia desde o primeiro turno, a militante Eliene Silva segurava uma bandeira com o nome e número de Dilma.

Disse que o esquema de trabalho da campanha é "superorganizado" e que recebe uma diárias (não quis revelar o valor) e auxílio-transporte para ir aos atos de campanha.Antes dos eventos, conta ela, os militantes pagos passam por uma "chamada" feita pelos coordenadores para assinalar a presença.

Mesmo recebendo pelo trabalho de militância, Eliene diz que apoia a reeleição da presidente: "O PT é dez. Não tenho do que reclamar."

Além dos militantes, baianas devidamente caracterizadas também foram contratadas pelo PT por diárias de R$ 80 para dar "banhos de folhas" e borrifar alfazema no público presente.

Pela manhã, a petista deu entrevistas a rádios baiana. Ela se declarou "pardinha" e pediu uma vaga no Olodum, um dos mais tradicionais blocos afros da capital baiana.

Publicidade

COLINA SAGRADAContrariando o dito popular da Bahia de que "quem tem fé vai a pé", o trajeto da presidente pela "Colina Sagrada", ladeira que dá acesso à Basílica foi feita na carroceria de um carro.

O veículo foi cercado por uma corda erguida por seguranças, como nos blocos de Carnaval de Salvador. Do lado de dentro da corda, ficaram deputados, secretários e prefeitos, enquanto os militantes ficaram do lado de fora.

O governador Jaques Wagner (PT), o governador eleito Rui Costa (PT) e o senador eleito Otto Alencar (PSD) acompanharam a presidente no percurso.

Dentro da Basílica, Dilma recebeu uma bênção do Padre Edson Menezes, que ressaltou o agradecimento da presidente pelas "graças alcançadas".

A petista cumprimentou e posou para fotos com eleitores e saiu pela entrada lateral sob forte esquema de segurança. Antes de ir ao Bonfim, a presidente visitou o túmulo da beata baiana Irmã Dulce.

Publicidade