Até pouco antes das 17 horas, horário do encerramento das eleições no Paraná neste domingo (5), 408 urnas eletrônicas haviam apresentado problemas em seu funcionamento e tiveram de ser substituídas – com exceção de uma urna em Carlópolis, que precisou apenas de nova bateria. O número equivale a 1,6% do total de máquinas no estado.

CARREGANDO :)

Acompanhe, em tempo real, a cobertura eleitoral da Gazeta do Povo

Guia do Eleitor: confira a ordem de votação na urna eletrônica

Publicidade

Guia do Eleitor: encontre seu local de votação e veja os documentos aceitos na hora de votar

As cidades de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, teve o maior número de urnas trocadas, com 40 substituições ao todo, o que equivale a 10% do número de máquinas de cada cidade. Em Curitiba, 26 unidades apresentaram defeitos.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), as substituições ocorreram por conta de problemas técnicos nos aparelhos e nenhuma seção precisou ter votação pelo sistema manual. O tribunal considera o percentual de 1,6% equivalente a média nacional.

As urnas utilizadas nas dez zonas eleitorais de Curitiba foram distribuídas na manhã de sábado (4). No total, 3.906 urnas foram distribuídas pelos 415 locais de votação da cidade. No Paraná, 25.875 compõem o parque de urnas e no Brasil inteiro, 532.705.