Faltando pouco mais de uma semana para as eleições, o governador Beto Richa (PSDB) segue na liderança e pode ser reeleito ainda no primeiro turno, de acordo com a quarta rodada da pesquisa Datafolha, encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgada ontem, que mostrou o tucano com 45% das intenções de voto.
INFOGRÁFICO: Confira os números da nova pesquisa Datafolha para governador
O senador Roberto Requião (PMDB) mantém a segunda posição com 30% dos votos e Gleisi Hoffmman (PT) aparece com 10%. Ogier Buchi (PRP) tem 1%. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada no dia 18, Requião e Gleisi mantiveram os mesmos índices, enquanto Richa oscilou um ponto para cima. Votos nulos ou brancos somam 6% e indecisos correspondem a 9%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. A confiabilidade é de 95%.
Pela primeira vez, o Datafolha divulgou o porcentual dos votos válidos de cada candidato, conta que é levada em consideração pela Justiça Eleitoral no resultado final da disputa. Nesse caso, Richa tem 52%, Requião tem 35%, Gleisi tem 12% e Buchi, 1%. Os demais candidatos foram citados, mas não atingiram 1%.
Em uma previsão para um possível segundo turno, Richa aparece com 51% das intenções de voto e Requião com 38%. Não houve outras simulações. "Mais uma pesquisa mostra nossa liderança. É um sinal claro da aprovação e do apoio da população ao nosso governo e às propostas para o Paraná continuar avançando. Agradeço aos paranaenses pela confiança. Vamos, todos juntos, intensificar a campanha para garantir a vitória no dia 5 de outubro", afirmou Richa.
Até o fechamento desta reportagem Requião não havia se pronunciado sobre o levantamento. Gleisi manteve a posição de não comentar pesquisas de intenção de voto.
Rejeição
Requião ainda lidera o índice de rejeição com 26%, segundo o Datafolha. Richa aparece com 20% e Gleisi com 19%. Pessoas que declararam não votar em nenhum dos candidatos somam 3% e indecisos correspondem a 14%.
Senado
O Datafolha também pesquisou as preferências dos eleitores para a corrida ao Senado. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o senador Alvaro Dias (PSDB) mantém a larga dianteira com 63% das intenções de voto. O tucano cresceu quatro pontos em relação à pesquisa anterior. Ricardo Gomyde (PCdoB) aparece com 8% e Marcelo Almeida (PMDB) com 4%. Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos chegam a 8% e indecisos a 15%.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Deixe sua opinião