O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) informou neste domingo (3) que os oito candidatos a governador e ao Senado pelo estado, nas eleições deste ano, entregaram a prévia dos gastos da campanha eleitoral. O prazo venceu às 23h59 deste sábado (2) e o envio dos dados foi feito via internet. O valor dos gastos declarados ainda não foi informado pelo TRE-PR.

CARREGANDO :)

A maior parte dos candidatos a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Paraná também entregou as prévias. Na média dessas duas esferas, 25% dos candidatos ainda não enviaram a prestação de contas parcial. O TRE-PR informa que há 337 candidatos a deputado federal no Paraná, e que 256 cumpriram o prazo. O órgão diz ainda que há 845 candidatos a deputado estadual, e que 619 entregaram o documento até o fim deste sábado.

Os diretórios estaduais de partidos também precisam fazer prestação de contas. No Paraná inteiro, há 28 diretórios que precisam entregar balanços das contas. Até este sábado, apenas 19 já tinham cumprido com a obrigação, conforme o TRE-PR, que também não detalhou quais agremiações não tinham enviado ou não as informações.

Publicidade

Punição para atrasos depende de juízes

O TRE-PR esclareceu, via assessoria, que não há punição predeterminada para quem não entregar as prestações de conta. Os documentos recebidos são organizados e os candidatos podem continuar entregando as prestações de conta mesmo após o fim do prazo. No fim do processo eleitoral, os juízes da Justiça Eleitoral vão analisar todas as contas e, dependendo da justificativa e o entendimento do magistrado, pode ou não ser imposta uma punição.