O candidato do PTC ao governo do Paraná, Túlio Bandeira, tem comemorado na propaganda eleitoral dos últimos dias a quarta posição que mantém na pesquisa Ibope* de intenção de voto no estado. Segundo os números divulgados no último dia 25, Bandeira reúne 1% das intenções do eleitorado paranaense. Porém, o candidato não cita a pesquisa Datafolha**, que mostra que ele não chega nem a 1% dos possíveis votos ao governo.
Essa estratégia de utilizar apenas a pesquisa eleitoral que mais convém é comum entre todos os principais candidatos ao Palácio Iguaçu. O governador Beto Richa, que tenta a reeleição pelo PSDB, por exemplo, divulga apenas a pesquisa Ibope*, que lhe dá vantagem sobre os demais, com 43% das intenções de voto. Nesse levantamento, o senador Roberto Requião (PMDB) aparece em segundo lugar, com 26%, e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) está na terceira posição com 14%.
Já o candidato peemedebista só cita a pesquisa Datafolha**, que revela empate técnico, no limite da margem de erro, com o candidato tucano. Os dados mostram que Richa tem 39% das intenções, em empate técnico com Requião, que tem 33%. A diferença de seis pontos porcentuais é justamente o limite da margem de erro dos dois candidatos.
A candidata do PT, que em ambas as pesquisas figura na terceira posição, não costuma comentar os resultados em entrevistas ou em sua propaganda eleitoral. Pelo Ibope, Gleisi teria 14% e, pelo Datafolha, a petista teria 11%.
*Metodologia: foram entrevistados 1.008 eleitores entre os dias 21 e 23 de agosto em 59 municípios. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou menos com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número PR-00024/2014.
**Metodologia: a pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal "Folha de S. Paulo", foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014.