Pela primeira vez em uma pesquisa do instituto Datafolha, a presidente Dilma Rousseff (PT) aparece numericamente à frente do candidato Aécio Neves (PSDB). O levantamento divulgado nesta segunda-feira (20) mostra, no entanto, que eles continuam tecnicamente empatados.
Considerando apenas os votos válidos (em que são descartados os votos brancos ou nulos e os indecisos), a presidente tem 52%, três pontos percentuais a mais do que nas duas pesquisas anteriores. Já o tucano caiu de 51% para 48%.
Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.Em votos totais, Dilma tem 46% (antes tinha 43%), contra 43% de Aécio, que tinha 45% na pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 5%. Outros 6% dizem estar indecisos.
A pesquisa mediu ainda a aprovação ao governo Dilma. Dos entrevistados, 42% julgam a administração petista boa ou ótima. Outras 20% classificam o governo como ruim ou péssimo. Aqueles que dizem que a gestão atual é regular somam 37%.
O Datafolha ouviu 4.389 eleitores em 257 municípios. Todas as entrevistas foram feitas nesta segunda. O nível de confiança do levantamento é de 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR 01140/2014.
- Paraná repara vinte urnas eletrônicas com problemas na biometria
- Ministro do TSE suspende propaganda e reduz inserções de Dilma e Aécio
- 'Eu era generosa', diz Dilma sobre propagandas de Aécio
- TSE cassa 4 minutos de inserções de Dilma
- Aécio recebe apoio de intelectuais de esquerda
- Aécio atribui responsabilidade ao governo federal por crise da água em SP
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião