A executiva nacional do PPS formalizou nesta terça-feira (7), após reunião em Brasília, o apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais, que será disputada pelo tucano e pela presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição.
No primeiro turno, o PPS fez parte da coligação da candidata Marina Silva (PSB), terceira colocada no pleito com 21,3% dos votos. Com a definição do apoio a Aécio, os integrantes da cúpula da legenda dizem esperar que Marina e os demais partidos da coligação sigam o mesmo caminho. "O que o PT fez é algo que macha toda história das eleições brasileiras, da forma suja e virulenta que atuou contra Marina. O que tentaram contra ela foi destruí-la", afirmou o presidente do PPS, Roberto Freire.
Ele afirmou existir uma identidade entre propostas de Marina e de Aécio, como o fim da reeleição e as ideias econômicas, que facilitam o apoio ao tucano. "A decisão do apoio foi consensual entre a executiva", relatou o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), líder da legenda na Câmara.
A candidata do PSB, porém, já afirmou em nota que só definirá posição sobre o segundo turno após uma reunião na quinta-feira (9) com os líderes dos partidos aliados. Ela deve discutir a exigência da inclusão de pontos programáticos na campanha de Aécio para apoiá-lo. Por parte do PPS, porém, o apoio já foi definido sem a necessidade dessas exigências.
Ao fim da reunião, o partido formalizou uma resolução, que será encaminhada a Aécio e a Marina.
Leia abaixo a íntegra:
"Resolução Política do PPS"
A Comissão Executiva do Partido Popular Socialista, reunida em Brasília, no dia 7 de outubro de 2014, em defesa dos compromissos do partido com a democracia, os valores republicanos, o desenvolvimento sustentável, a inclusão social, a reforma política e a retomada do crescimento, conclama todas as forças favoráveis à mudança, em especial aquelas que apoiaram, no primeiro turno, Marina Silva (PSB), à unidade em torno da candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República."
- Governo aguarda confirmação dos resultados eleitorais para voltar a veicular notícias institucionais
- Clube Militar apóia Aécio e acusa PT de 'sovietização'
- Pimentel não faz prognósticos, mas alfineta tucanos
- Não há acusação de corrupção contra Dilma, diz Falcão
- De olho em Minas, Aécio diz que governará com Pimentel se for eleito
- Aécio reúne aliados no DF em ato para inaugurar campanha do 2º turno
- Em nota, Marina diz que definirá posição sobre 2º turno na quinta-feira
- Marina: opiniões das siglas não refletem minha opinião
- Disputas estaduais tem histórico de 30% de "viradas" no segundo turno
- Luciana Genro alavanca votos nas regiões mais ricas
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Deixe sua opinião