Pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira (16) mostra empate técnico entre os candidatos ao governo do Ceará. Camilo Santana (PT) aparece com 46% das intenções de voto, ante 44% de Eunício Oliveira (PMDB). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares (afiliada da Globo).
Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos (da mesma forma que o TSE faz a contagem na abertura das urnas), o petista aparece com 51%. O peemedebista tem 49%.
O Datafolha já havia detectado o empate técnico entre os dois postulantes cearenses. Segundo o levantamento, concluído na quarta-feira (15), Camilo aparece com 45% e Eunício com 40%. A margem de erro também é de três pontos percentuais.
Considerando apenas os votos válidos, Camilo tem 53% e Eunício, 47%, de acordo com o Datafolha.
Os dois candidatos terminaram o primeiro turno com uma diferença de menos de 60 mil votos num universo de 5 milhões de eleitores no Estado. O petista, apoiado pelo atual governador Cid Gomes (Pros), teve 47,8% contra 46,4% de Eunício.
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, com 1.204 eleitores. Ela está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número CE-00033/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-01100/2014.
Fora do debate
Eunício não compareceu ao debate realizado na quinta-feira à noite na TV Ceará (TV Pública do Estado). Ele alegou que tinha compromissos de campanha firmados no mesmo horário e não poderia comparecer.A organização resolveu transformar o programa em uma entrevista com o petista, que durou 50 minutos. Camilo aproveitou para alfinetar o concorrente dizendo que "não tinha medo de debater propostas e ideias para melhorar a vida do povo cearense".
Procurada pela Folha de S.Paulo, a assessoria de Eunício disse que não se comprometeu a participar do debate nem assinou nenhum documento garantindo a ida do candidato. Ainda segundo a equipe do peemedebista, o debate não deveria ter acontecido uma vez que um dos postulantes se recusou a participar.
Estão programados mais três debates até o dia das eleições no segundo turno no Ceará. Os dois candidatos se comprometeram a participar dos encontros.