Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (12) mostra o atual governador do Acre Tião Viana (PT) como candidato favorito à reeleição, com 46% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o candidato do PSDB, Márcio Bittar, com 19%. Tião Bocalom (DEM) tem 18% e Antônio Rocha 2%.
Brancos ou nulos somam 6% e 9% não sabe ou não respondeu.
A pesquisa avaliou ainda o índice de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. O candidato do DEM, Tião Bocalom tem a maior rejeição (28%) e Bittar a menor (14%).Tião Viana tem 24% de rejeição e Antônio Rocha (PSOL) 22% de rejeição.
Ainda de acordo com a pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Tião Viana. Segundo o instituto, 52% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 29% afirmaram que ele é regular. Já os que acham "ruim ou péssimo" somam 14%. Os que não sabem ou não responderam são 4%.
Metodologia
Encomendada pela Rede Amazônica, a pesquisa é a primeira do Ibope após o registro de candidaturas. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº AC-00032/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00352/2014. O Ibope realizou a pesquisa de 8 a 10 de agosto e ouviu 812 eleitores, em 11 municípios do Acre. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas para a guerra da Ucrânia