• Carregando...
Imap fica no Edifício Delta, um dos endereços da prefeitura de Curitiba | Priscila Forone/Gazeta do Povo/Arquivo
Imap fica no Edifício Delta, um dos endereços da prefeitura de Curitiba| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo/Arquivo

Durante sabatina na Gazeta do Povo na segunda-feira (19), o candidato a prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) disse que conseguiria viabilizar a proposta de criação de uma faculdade municipal vinculando-a ao Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A proposta acabou lançando luz sobre essa autarquia, que tem como principal objetivo o aperfeiçoamento do serviço público municipal.

Para este ano, o instituto, que conta com 72 servidores, tem um orçamento previsto de pouco mais de R$ 12 milhões, o terceiro menor entre os órgãos da administração direta e indireta do município, atrás apenas da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e da Secretaria de Trabalho e Emprego. A falta de recursos, porém, não imobiliza a autarquia, que, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, capacita servidores municipais de Curitiba e de cidades da região metropolitana.

Greca e Fruet tropeçam nos fatos em entrevistas para rádio; veja a checagem

Leia a matéria completa

Um exemplo dessas parcerias é o convênio que o Imap tem com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), pelo qual 120 vagas para o curso de pedagogia são oferecidas anualmente a professores do ensino básico municipal.

O instituto também tem uma parceria com a PUCPR para a realização de um curso de pós-graduação em gestão de tecnologia. Segundo a presidente do Imap, Liana Carleial, a transferência da gestão de tecnologia da prefeitura para o ICI (Instituto Cidades Inteligentes) fez com que os servidores municipais não cultivassem conhecimento sobre o tema.

“Quando a Secretaria de Informação e tecnologia foi criada, não tínhamos profissionais que pensassem gestão de tecnologia”, disse Liana. Atualmente, o curso já formou 40 servidores do município.

Comunidade

Tendo a qualificação dos espaços de participação política como um dos principais eixos de atuação, o Imap também capacita os cidadãos que integram os conselhos municipais. De acordo com Liana Carleial, esse trabalho é importante porque incide diretamente nas políticas públicas da cidade. Ao contrário das audiências públicas, onde o cidadão tende a queixar-se de problemas da prefeitura que o afligem diretamente; como defeitos de pavimentação e calçadas; nos conselhos municipais as discussões são mais amplas.

“No caso dos conselhos, a atuação do Imap é importante porque mexe com a direção da política pública”, afirma Liana.

Em 2015, considerando todas as ações do órgão, 35 mil pessoas foram impactadas pelo trabalho do Imap em 291 ações e 691 turmas de capacitação e treinamento.

Espaço Cultural

Além das ações institucionais, o também tem uma sala de exposições artísticas aberta à população. Localizado no Edifício Delta, uma das subsedes da prefeitura, o espaço que fez parte da Bienal de Curitiba já recebeu 24 mostras diferentes desde que foi fundado, em 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]