O juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, da 1ª Zona Eleitoral, condenou neste sábado (24) o ex-prefeito e candidato Rafael Greca (PMN), seu vice Eduardo Pimentel e a Coligação Curitiba Inovação e Amor a pagar uma multa no valor de 50 mil UFIRs (Unidade Fiscal de Referência) por irregularidade na divulgação de pesquisa eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) não informou o valor correspondente da UFIR, unidade que foi extinta nacional e estadualmente.
De acordo com a sentença do magistrado, os representados infringiram o parágrafo 3º do artigo 33 da lei eleitoral nº 9.504/97 ao divulgar dados de uma pesquisa realizada pelo Datacenso, e mantida em âmbito interno pelo instituto. A Coligação Curitiba Inovação e Amor informou que vai recorrer da decisão.
Além do candidato, seu vice e da coligação, o blog Fábio Campana (de Luiz Fabio Campana) e o Jornal Impacto Paraná também foram condenados por terem divulgado os dados da pesquisa. A multa aplicada para cada um deles é de 50 mil UFIRs.
O jornalista Fábio Campana informou que retirou a publicação sobre o resultado da pesquisa do ar, dez dias antes da decisão do juiz, e que o caso está sendo tratado por seus advogados. Até o fechamento da matéria, a reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pelo Jornal Impacto Paraná.
As denúncias foram realizadas pela Coligação Curitiba Justa e Sustentável, do candidato Requião Filho (PMDB).
Datacenso
Ao ser questionado sobre a divulgação dos dados, o Datacenso informou ao juiz que manteve a pesquisa apenas em âmbito interno, que refuta os dados divulgados por terceiros e desautoriza a publicação de quaisquer resultados atribuídos ao levantamento.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada