A 20 dias das eleições municipais, 28 candidatos a vereador em Curitiba tiveram suas candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ou renunciaram. Outro candidato teve a candidatura cancelada por problemas de fraude. O prazo para a substituição se encerrou às 19h desta segunda-feira (12).
A Gazeta do Povo confirmou quatro substituições com PV, PDT, PP e PR. Os demais 1.086 candidatos, que estão com os pedidos de registro deferidos, serão incluídos nas urnas eletrônicas.
Veja mais notícias sobre a eleição de 2016
Segundo a legislação, 12 de setembro é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatos sejam julgados pelas instâncias ordinárias. Dessa decisão, há casos de recurso para as instâncias superiores. Em Curitiba, 39 candidatos tiveram as candidaturas indeferidas e entraram com recurso. A maioria dos casos ocorreu por problemas na documentação enviada ao TRE-PR.
As substituições são permitidas em casos especiais, como quando um candidato é considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, em casos de renúncia ou até mesmo falecimento.
Em Curitiba, 12 candidatos de dez partidos diferentes renunciaram. O Pros e o PP registraram duas desistências cada. Os outros partidos que perderam candidatos foram PRP, PEN, PSD, PHS, PTB, PR, Novo e Solidariedade.
O PRP também registrou uma candidatura que acabou cancelada. O candidato não teria concordado com o seu registro e sua assinatura diferia da constante no requerimento inicial da campanha. O Ministério Público Eleitoral requisitou a instauração de um processo policial para apurar as causas da fraude.
Já os pedidos indeferidos pelo TRE-PR foram distribuídos a oito partidos diferentes: Pros, PV, PTB, PP, PSL, PTC, PDT e PEN. O PP e o PEN são os campeões, com três casos cada.
Substituições
O PV já substituiu o seu candidato. PEN, Novo, PSD e PTB informaram que não efetuaram trocas.
O PP trocou apenas um candidato dos cinco que apresentaram problemas de renúncia/indeferimento. Uma candidata do PR, da coligação PP-PR-PMB, entrou na disputa. Ela substitui também outra candidata do PR, que renunciou.
O PDT, partido do prefeito Gustavo Fruet, trocou os dois candidatos que tiveram a candidatura indeferida por dois candidatos do PRB, da mesma coligação.
A reportagem não conseguiu contato com PRP, PTC, PSL, PHS, PCdoB, Pros e Solidariedade.
No Sistema de Divulgação de Candidaturas (Sistema Cand), da Justiça Eleitoral, 1.086 candidatos a vereador tiveram suas candidaturas deferidas e estão aptos a concorrer no dia 2 de outubro.
Resumo
39 registros indeferidos com recurso – 15 indeferidos – 12 renúncias - 1 registro cancelado - 23 partidos com problema
PRP – 15 indeferidos com recurso – 1 renúncia
PTN – 3 indeferidos com recurso
PEN – 3 indeferidos – 1 indeferido com recurso – 1 renúncia
PDT – 2 indeferidos
PRTB – 5 indeferidos com recurso
PTdoB – 1 indeferido com recurso
PPS – 3 indeferidos com recurso
PTC – 1 indeferido
PSL – 1 indeferido
PP – 3 indeferidos e 2 renúncias
PSD – 1 indeferido com recurso e 1 renúncia
PHS – 2 indeferidos com recurso e 1 renúncia
PTB – 2 indeferidos e 1 renúncia
PCdoB – 2 indeferidos com recurso e 1 indeferido
PV – 1 indeferido
Rede – 1 indeferido com recurso
PRB – 1 indeferido com recurso
PSB – 1 indeferido com recurso
PSC – 2 indeferidos com recurso
PR – 1 indeferido com recurso e 1 renúncia
PROS – 1 indeferido e 2 renúncias
Novo – 1 renúncia
SD – 1 renúncia
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?