Uma das principais estratégias de Ney Leprevost (PSD) para tentar reverter o quadro eleitoral no segundo turno da corrida para a prefeitura de Curitiba é a presença mais intensa do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), no dia a dia da campanha. Embora esteja exercendo cargo de confiança do governador Beto Richa (PSDB), Ratinho deve entrar de cabeça para tentar eleger o colega de partido, oponente do candidato apoiado pelo PSDB, Rafael Greca (PMN).
Confira o desempenho do “padrinho” de Ney em 2012
- Segundo turno “surpresa” em Curitiba atrasa reinício de campanha na internet
- Apoios a Greca e Leprevost (ou a nenhum deles) devem ser definidos nesta semana
- No segundo turno, Ney e Greca terão 55 minutos diários cada na TV e no rádio
- Greca e Leprevost fazem debate ao vivo na Gazeta do Povo nesta quarta-feira
“O Ratinho vai trabalhar junto com Ney, caminhar junto, fazer visitas, e, evidentemente, estará com Ney afiançando as propostas dele”, afirmou o presidente do PSD estadual e ex-secretário da Casa Civil do governo Richa, Eduardo Sciarra, um dos coordenadores de campanha de Leprevost.
Apesar de a campanha não admitir, os números das votações de 2012 apontam para a possibilidade de reversão, se a presença do secretário convencer, principalmente, o eleitorado da região Sul da cidade, nas 175ª,174ª e 145ª zonas eleitorais.
Lá a presença dele deverá ser ainda mais forte, pois foi onde Rafael Greca (PMN) conseguiu seu melhor desempenho. Nestas três, a performance de Ratinho em 2012 foi acima da do ex-prefeito (veja o gráfico), se considerar o segundo turno daquela eleição, quando Gustavo Fruet (PDT) se elegeu.
“O Ratinho vai entrar de cabeça na campanha e temos convicção que vamos reverter [o quadro de votação]. O Ney era pouco conhecido em algumas regiões da cidade no começo da campanha. A votação foi mais ou menos parelha, variando 15 a 20% de região para região”, comentou Sciarra. De acordo com ele, os discursos da campanha deverão deixar o governador de fora. “Agora é o detalhamento. É a hora de falar sobre a Curitiba do futuro e o Ney está preparado. Estamos muito entusiasmados e se organizando para fazer esse debate”, afirmou. O coordenador também afirmou que serão reforçadas ações de campo e na política.
Greca deverá focar em debates e sabatinas
O ex-prefeito Rafael Greca priorizará debates e sabatinas durante a campanha do segundo turno e nas inserções nos programas eleitorais na televisão e no rádio. O objetivo é enfatizar a diferença entre os dois candidatos, apostando que o perfil de Greca superará o de Leprevost nos embates.
“O segundo turno é comparação entre os candidatos de forma direta. Greca já tem um robusto plano de governo e agora haverá tempos de TV iguais”, comentou um dos coordenadores de campanha de Greca, Marcelo Cattani, ex-secretário de Estado da Comunicação do governo Richa.
Cattani ainda afirmou que a presença de Ratinho ou Richa na campanha não fará diferença para o eleitor, já que, na avaliação dele, a população quer saber quem conseguirá as soluções para os problemas da cidade. “O eleitor está preocupado com quem vai ser o prefeito. Ele quer um serviço eficiente”, disse.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura