Uma caminhada “express”, acelerada, que saiu da Praça Santos Andrade e chegou rapidamente à Boca Maldita, no Centro de Curitiba, marcou o último final de semana de campanha de Gustavo Fruet (PDT) na manhã deste sábado (24). Ao passar pelas diversas barraquinhas de outros partidos e coligações, o clima foi de cordialidade. Chamou a atenção a ausência de políticos no evento – as presenças ficaram restritas ao vice Paulo Salamuni, aos secretários municipais e alguns poucos vereadores.
Fruet, que dificilmente recorre à religião em seus discursos, desta vez não poupou referências. Clamou à Bíblia e usou um versículo do Livro do Apocalipse: “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”, numa mensagem evidentemente direcionada para o candidato Rafael Greca (PMN), que se envolveu numa polêmica ao declarar que havia vomitado ao sentir cheiro de pobre. Ele se desculpou na tarde de sexta (23). “Vomito contra a desinformação e o desprezo aos pobres”, disse Fruet, em mais uma resposta ao adversário.
Depois, em entrevista à Gazeta do Povo, o candidato à reeleição ponderou sobre como a fala de Greca pode interferir na disputa eleitoral. “Não é só essa declaração. Desnuda quem ele é”, disse, acrescentando que os apoiadores ganharam mais argumentos para contrapor o adversário.
Depois da divulgação da pesquisa Ibope* na segunda-feira (19), que mostrava a chance de vitória do candidato Rafael Greca ainda no primeiro turno, o desânimo se abateu sobre parte da campanha pedetista. A caminhada no Calçadão da XV, que tomou uma “quadra de gente”, foi uma clara tentativa de mostrar força e de demonstrar que o ânimo na reta final estava renovado. Para Fruet, nos últimos dias a campanha pegou ritmo e deve seguir animada durante a semana. Ele pediu empenho aos apoiadores, dizendo que os próximos dias seriam de campanha dura.
*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.
Auxílio Brasil: PT quer pagar benefícios sociais somente para quem se vacinar
Gestão da pandemia e retomada econômica: os desafios de Bruno Covas em São Paulo
DEM e PSDB esboçam 3ª via contra Bolsonaro e a esquerda em 2022
Eduardo Paes vai assumir o Rio com menos dinheiro e mais problemas. Veja os desafios