O eleitor tem apenas um mês, a partir desta segunda-feira (9), para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. O prazo é válido para quem teve o título eleitoral cancelado no recadastramento biométrico, quem não votou e não justificou nas eleições passadas, quem quer transferir o título ou alterar dados e quem precisa fazer o documento pela primeira vez.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 211.185 pessoas tiveram os títulos eleitorais cancelados em Curitiba após o recadastramento biométrico. O eleitor que precisa regularizar o título deve comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor do TRE com documento de identidade, comprovante de residência e título eleitoral antigo. A multa varia de R$ 3,51 a R$ 35,10. O valor a ser pago será definido na hora e depende da justificativa de cada cancelamento.
O adolescente que completa 16 anos até a data do primeiro turno da eleição, dia 7 de outubro, já pode se registrar para votar. O voto é facultativo entre os 16 e 18 anos. Quem fizer 18 anos após 9 de maio e antes das eleições também tem registro e voto facultativos. Para o cadastro de novos títulos, o eleitor precisa levar comprovante de residência em seu nome ou nome do responsável, documento oficial de identificação com foto e filiação. O registro é gratuito.
As pessoas que estiverem irregulares perante a Justiça Eleitoral não poderão votar neste ano e ficarão impedidas de tirar passaporte, prestar concurso público e se matricular em instituições públicas de ensino.
Recadastramento
Curitiba foi uma das cidades escolhidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realizar o recadastramento biométrico para as eleições deste ano. A capital foi a segunda cidade do Paraná a ter o sistema atualizado, o município de Balsa Nova já votou dessa forma em 2010.Com o procedimento, o eleitor passará a ser identificado pela impressão digital, o que deve diminuir a possibilidade de fraude e tornar o voto mais rápido.
Serviço
A Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-PR funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Mais informações: (41) 3330-8673 e 3330-8674 ou www.tre-pr.jus.br.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas