Em novembro de 2003 o então Ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, bloqueou os benefícios dos aposentados com mais de 90 anos e dos que recebiam há mais de 30.

CARREGANDO :)

O objetivo do Ministério era coibir benefícios irregulares, estimados pelo Ministério em 30 mil .

A medida atingiu todos os aposentados e pensionistas com mais de 100 anos de idade. No total, 105 mil benefícios em todo o país foram cancelados. A consequência foi uma corrida aos postos do INSS (foto). As filas de idosos de mais de 90 anos, muitos deles carregados ou em cadeiras de rodas, chocaram o país.

Publicidade

Para tentar reverter a situação o Ministro determinou a suspensão do bloqueio e a elaboração de um novo procedimento para o recadastramento. Mas, com medo de ter mais uma vez os benefícios cancelados, os aposentados continuaram enfrentando filas nas agências. Os postos mais congestionados foram os de Copacabana, no Rio de Janeiro, bairro com uma grande população de aposentados.

Depois de declarações polêmicas como "o combate à fraude exige o sacrifício de todos", e a pedido do Presidente Lula, o Ministro Ricardo Berzoini pediu desculpas à nação.