O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa participou de uma palestra-debate em Curitiba na noite desta quarta-feira (24) promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) no Paraná.
Ele falou por cerca de 40 minutos sobre é tica na política no Brasil atual e depois respondeu a perguntas dos empresários. “A democracia aproxima a ética na política da ética dos cidadãos comuns”, definiu sobre o tema do debate.
Barbosa criticou, sem citar diretamente a reforma política aprovada recentemente pela Câmara Federal, a doação financeira de empresas a candidatos nas eleições. Segundo ele, este tipo de doação acaba favorecendo o clientelismo e prejudica o cidadão em geral, “que é obrigado a pagar caro por serviços de qualidade questionável”.
Política
Barbosa também dirigiu críticas à imprensa de maneira geral. “A imprensa abriu mão de fazer uma discussão mais profunda sobre a ética na administração pública. A cobertura tem se limitado a temas como governabilidade, crise na base aliada e doses cavalares de corrupção.”
O ex-ministro do Supremo falou que não tem pretensão de disputar cargos eletivos e se apresentou como um advogado. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas no Castelo do Batel.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast