Destaques do governo Lula, papel do desempenho no Nordeste e apoio aos candidatos ao governo dos estados na região. Esses foram os principais pontos abordados pelo presidente candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva, durante a 1h10 que durou o seu discurso no "Encontro O Futuro do Nordeste", que acontece em Olinda.
Lula defendeu mais uma vez a revitalização do Rio São Francisco, explicou a luta do Governo Federal para a construção da Transnordestina e, ainda, falou o porquê de Pernambuco ter sido escolhido para abrigar a refinaria Abreu e Lima: para Lula, o local era privilegiado no Nordeste, já que outros estados do Sul e Sudeste do País já haviam sido beneficiados com outros empreendimentos, destacou.
- O Nordeste deve parar de ser vítima. O Nordeste não vai dar salto de qualidade se continuar se apresentando como vítima. O nordestino precisa de direitos iguais na hora de dividir o bolo - afirmou Lula.
Em relação aos candidatos ao governo do Estado, Lula pediu ainda que não aceitassem provocações nem fizessem novas promessas.
- Agora é hora de apresentar resultados - disse.
Quanto aos dois candidatos ao Governo de Pernambuco apoiados por Lula, Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT), o presidente fez um pedido especial: que não brigassem entre si. E, com humor, pediu que Ariano Suassuna intercedesse como árbitro num eventual conflito entre os dois candidatos.
Logo após o discurso, Lula se reuniu em caráter privado com os candidatos a governo do Estado de todo o Nordeste. Este foi o último compromisso de Lula no Estado. Por volta das 15h, a comitiva deixou o encontro em direção ao Aeroporto dos Guararapes, onde embarcou por volta das 15h40 retornando à Brasília.
Antes do discurso de Lula, outras 11 pessoas falaram, entre elas, Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o escritor Ariano Suassuna e o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes (PSB), que explanou sobre os investimentos do Governo Lula na região Nordeste nos primeiros anos de mandato presidencial.
O encontro começou por volta das 10h da manhã no Convento Santa Gertrudes, no Alto da Sé. Participam do evento intelectuais, artistas e candidatos ao governo de estados da região que apóiam a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O encontro foi aberto pela prefeita daquele município, Luciana Santos (PCdoB) e foi presidido pelo presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura