Na reunião em que anunciou o deputado Afonso Florence (BA) como novo líder da bancada na Câmara, o PT atacou nesta quarta-feira (3) o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e exortou sua militância a ampliar a defesa pública do ex-presidente Lula.
O segundo tema chegou a virar motivo de piada na reunião dos deputados, realizada em uma das comissões da Câmara.
O deputado Sibá Machado (AC), líder da bancada até esta quarta, fez um discurso em tom inflamado citando, entre outros pontos, o uso por Aécio Neves (PSDB) de aeronaves oficiais do Estado de Minas Gerais, quando governou o Estado, para viajar mais de cem vezes ao Rio de Janeiro.
“Isso não é causa indignação nenhuma. Aí eles vêm com essa ‘pironga’ [pequena embarcação] contra o Lula”, afirmou, momento em que os petistas caíram na gargalhada. “Sibá, repita por favor que eu me perdi aqui”, disse um deles.
A defesa pública e enfática de Lula foi pedida também por Florence e pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, que compareceu à reunião. Falcão chamou de “canalhas” os que acusam Lula e disse que o ex-presidente será homenageado pelo partido no próximo dia 10, no Rio, durante as comemorações do aniversário da fundação do partido.
“Não é um desagravo porque não considero que Lula esteja agravado por esses canalhas que operam contra ele”, disse Falcão, para quem Lula é atacado de forma vil e manipuladora.
Conforme a Folha de S.Paulo mostrou na semana passada, um sítio frequentado por Lula e sua família em Atibaia (interior de São Paulo) teve reforma custeada pela empreiteira Odebrecht segundo relato de pessoas que participaram da obra.
Lula também é alvo de investigação do Ministério Público e da Polícia Federal sob a suspeita de irregularidades no processo de aquisição de um tríplex no Guarujá (SP).
A defesa de Lula nega todas as acusações.