Uma das equipes de reportagem do ParanáTV encontrou nesta segunda-feira (24) uma das ambulâncias da máfia dos sanguessugas, esquema que distribuiu propina para deputados e prefeitos. Foi em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Segundo o telejornal, a ambulância foi vendida para a prefeitura da cidade e está parada há dois meses, com o motor fundido. Entre os municípios citados no esquema, 50 seriam do Paraná.
Como mostra a reportagem, documentos mostram que o ex-prefeito de Piraquara, João Guilherme Ribas Martins, teria comprado duas ambulância do esquema comandado pela família Vedoin. Conforme a revista "Veja" desta semana, Martins teria recebido R$ 4 mil em propina, em troca da fraude na licitação. O ex-prefeito negou ao ParanáTV ter recebido o dinheiro e disse que a denúncia é mentirosa e que está disposto a permitir a investigação da movimentação bancária e do Imposto de Renda.
A lista do suborno inclui ainda outros quatro ex-prefeitos paranaenses: Ivanir Francisco Ogliari, de Coronel Vivida; João Capelletto, de Braganey; Massao Takashi, de Matelândia, que negaram participação no esquema; e Osvaldo Lupepsa, de Pinhão, que não foi encontrado pela produção do ParanáTV.
Deputados acusados
A lista dos deputados federais que teriam proposto emendas para a fraude na compra de ambulâncias aumentou. No início das investigações eram 57, agora são 112. Entre eles, há quatro paranaenses: Iris Simões, que já estava na primeira lista, e Basílio Vilani. A produção do ParanáTV não conseguir conversar com nenhum dos dois. Márcio Matos, ex-deputado do PTB, disse por telefone desconhecer a inclusão do nome dele na lista dos deputados investigados. Joaquim Santos Filho, ex-deputado do PFL, também nega acusação.
Veja imagens da ambulância encontrada em Piraquara na reportagem em vídeo do ParanáTV
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast