Autor do livro "Caos Partidário Paranaense", o cientista político e professor da PUC-PR, Mário Sérgio Lepre afirma categoricamente que há uma completa falta de informação dos deputados a respeito de posicionamento político-ideológico. Ele aponta, por exemplo, o conflito existente pela ausência de deputados que se consideram de direita em contraponto com a opção majoritária da liberdade em detrimento da igualdade. "A maioria dos membros da Casa posiciona-se no espectro político da esquerda o que deveria indicar uma preferência pelo valor igualdade", diz.
Para Lepre, a situação aponta desacordo com a teoria política já que se posiciona à direita quem defende o valor liberdade como fundamental. "O posicionamento da direita é o posicionamento da doutrina para quem a liberdade de atuação dos indivíduos no mercado é o que gera desenvolvimento social porque gera riquezas", define. Já aquele que se posiciona à esquerda tem perfil mais social, uma vez que o mercado capitalista gera desigualdades extremas que só podem ser combatidas pela intervenção do Estado e conseqüente redistribuição de riquezas. "Em nome da igualdade restringe-se a liberdade, a intervenção do Estado impede a liberdade de atuação dos indivíduos", pondera.
Para o cientista político, há uma certa vergonha dos deputados em posicionar-se como direitista. Ele acredita que não deveria ser assim já que um liberal autêntico é contra o excesso de cargos em comissão, a burocracia estatista e a corrupção. Para Lepre, a preferência pela esquerda está associada o alinhamento ao posicionamento declarado do governo estadual.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas