Brasília (Folhapress) – Alguns dos principais partidos de esquerda do país já começaram a desenhar propostas para uma eventual situação de ruptura da gestão Lula. Entre as saídas em discussão está convocação de um plebiscito revogatóario – que pode resultar na antecipação das eleições. Outra possibilidade é o debate sobre o processo de impeachment. O impedimento passou a ser debatida mais abertamente desde quinta-feira por partidos de direita, como o PFL.

CARREGANDO :)

Entre os que defendem o plebiscito, está o PSOL – formado principalmente por ex-radicais do PT que foram expulsos do partido. A Executiva do PSOL se reúne na próxima semana para aprovar uma proposta de realização de um plebiscito para o povo decidir sobre a manutenção do presidente Lula no cargo.

O PCB também admite essa hipótese. Integrantes da sigla informaram que deverão pedir a realização de um plebiscito popular para antecipar as eleições para março de 2006.

Publicidade

Em uma outra frente, a Executiva Nacional do PDT marcou uma reunião para a quarta-feira, em que o tema do impedimento do presidente deve vir à tona.