Para aprofundar as discussões sobre a cultura democrática, o Instituto Atuação realiza na quinta-feira (15) um evento gratuito com renomados especialistas nacionais e internacionais. Entre os palestrantes confirmados na 2ª Semana da Democracia estão o Professor Michael Coppedge, da Universidade de Notre Dame e líder do projeto internacional Varieties of Democracy; Márlon Reis, advogado eleitoral e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa; e Deltan Dallagnol, procurador do Ministério Público Federal (MPF), integrante da força-tarefa da Lava Jato e um dos líderes do projeto de iniciativa popular das Dez Medidas Contra a Corrupção.
Leonardo Capel, gestor de marketing do Instituto Atuação explica que a organização existe desde 2010 e foi fundada, inicialmente, com o objetivo de trabalhar com a transparência pública. Posteriormente, guiados por indicadores da Economist Intelligence Unit, o grupo passou a atuar também com pesquisa e projetos relativos à cultura democrática e participação política.
“Todos os nossos projetos vão ao encontro desses três pilares: transparência, cultura democrática e participação política”, afirma Capel.
Estes temas também serão os guias do evento provido pelo Instituto Atuação. Em um painel mais acadêmico, três pesquisadores – entre eles dois convidados internacionais – vão debater o conceito de democracia. Na sequência, serão apresentados projetos com iniciativas de inovação política no Brasil e na América Latina.
No fim da tarde acontecem as duas palestras magnas do evento. O juiz Márlon Reis, fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos mentores da Lei da Ficha Limpa palestra sobre o poder da iniciativa popular de leis. Na sequência, Deltan Dallagnol, do MPF, fala sobre as Dez Medidas Contra a Corrupção, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional com o objetivo de aperfeiçoar o sistema jurídico, de modo a reprimir a corrupção e a impunidade no Brasil.
O evento será gratuito e vai acontecer no Museu Oscar Niemeyer (MON). As inscrições podem ser feitas no site www.atuacao.org.br.
Debate
Na sexta-feira (16), a instituição promove, em parceria com a Gazeta do Povo, um debate com os candidatos a prefeito de Curitiba mediado pelo jornalista Rogério Galindo. A ideia é discutir democracia local, com base nos indicadores do programa Cidade Modelo, do Instituo Atuação. O evento vai acontecer no Radisson Hotel, com a presença de convidados e parceiros. Quem tiver interesse em participar do debate, pode entrar em contato com o Instituto pelo telefone (41) 3206-8582 ou pelo e-mail jamil@atuacao.org.br.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião