Para aprofundar as discussões sobre a cultura democrática, o Instituto Atuação realiza na quinta-feira (15) um evento gratuito com renomados especialistas nacionais e internacionais. Entre os palestrantes confirmados na 2ª Semana da Democracia estão o Professor Michael Coppedge, da Universidade de Notre Dame e líder do projeto internacional Varieties of Democracy; Márlon Reis, advogado eleitoral e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa; e Deltan Dallagnol, procurador do Ministério Público Federal (MPF), integrante da força-tarefa da Lava Jato e um dos líderes do projeto de iniciativa popular das Dez Medidas Contra a Corrupção.
Leonardo Capel, gestor de marketing do Instituto Atuação explica que a organização existe desde 2010 e foi fundada, inicialmente, com o objetivo de trabalhar com a transparência pública. Posteriormente, guiados por indicadores da Economist Intelligence Unit, o grupo passou a atuar também com pesquisa e projetos relativos à cultura democrática e participação política.
“Todos os nossos projetos vão ao encontro desses três pilares: transparência, cultura democrática e participação política”, afirma Capel.
Estes temas também serão os guias do evento provido pelo Instituto Atuação. Em um painel mais acadêmico, três pesquisadores – entre eles dois convidados internacionais – vão debater o conceito de democracia. Na sequência, serão apresentados projetos com iniciativas de inovação política no Brasil e na América Latina.
No fim da tarde acontecem as duas palestras magnas do evento. O juiz Márlon Reis, fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos mentores da Lei da Ficha Limpa palestra sobre o poder da iniciativa popular de leis. Na sequência, Deltan Dallagnol, do MPF, fala sobre as Dez Medidas Contra a Corrupção, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional com o objetivo de aperfeiçoar o sistema jurídico, de modo a reprimir a corrupção e a impunidade no Brasil.
O evento será gratuito e vai acontecer no Museu Oscar Niemeyer (MON). As inscrições podem ser feitas no site www.atuacao.org.br.
Debate
Na sexta-feira (16), a instituição promove, em parceria com a Gazeta do Povo, um debate com os candidatos a prefeito de Curitiba mediado pelo jornalista Rogério Galindo. A ideia é discutir democracia local, com base nos indicadores do programa Cidade Modelo, do Instituo Atuação. O evento vai acontecer no Radisson Hotel, com a presença de convidados e parceiros. Quem tiver interesse em participar do debate, pode entrar em contato com o Instituto pelo telefone (41) 3206-8582 ou pelo e-mail jamil@atuacao.org.br.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos