O presidente do PT, Ricardo Berzoini, confirmou nesta segunda-feira (26) a posição oficial do partido nas eleições da Câmara e do Senado. Como já era esperado, a legenda apoiará Michel Temer (PMDB-SP) e Tião Viana, respectivamente. O posicionamento do PT foi definido durante reunião da Executiva Nacional do PT, nesta tarde, em Brasília.
"Fizemos uma avaliação do quadro na sucessão da Câmara e no Senado. A partir da confirmação da candidatura do senador Sarney, avaliamos que não haveria necessidade de mudarmos a postura do partido. Vamos trabalhar para que Tião Viana tenha os votos necessários", disse.
Segundo Berzoini, a decisão de o PMDB lançar José Sarney (PMDB-AP) para a disputa da Presidência do Senado não interfere em nada no apoio do PT a Michel Temer, na Câmara. "Na Câmara não muda nada. O PT mantém o acordo feito em 2007", afirmou. "Tenho a total convicção de que os votos dos deputados do PT vão para Michel Temer. Mesmo aqueles que têm qualquer divergência seguirão a orientação partidária", completou.
O presidente do PT, no entanto, criticou a demora de Sarney para se candidatar a presidente do Senado. "Sarney se posicionou num tempo muito próximo da eleição, isso não é bom para o processo de entendimento."
Disputa
Ricardo Berzoini reconheceu que a disputa no Senado será bastante difícil para o candidato do PT. "É uma disputa difícil. Estamos disputando com um ex-presidente da República, que já presidiu o Senado duas vezes", frisou, defendendo, porém, que Viana tem plenas condições de vencer. "Em 2007, muita gente achou que não conseguiríamos eleger o Arlindo Chinaglia [atual presidente da Câmara], mas conseguimos construir o caminho", finalizou.
Senado aprova regulamentação da reforma tributária; texto volta para a Câmara
Câmara reacende debate sobre voto impresso: o que diz o projeto aprovado pela CCJ
Cirurgia de Lula retoma discussão dentro do PT sobre candidatura para 2026
Lula precisa passar o cargo para Alckmin enquanto está internado? Veja o que diz a Constituição