O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso responsabilizou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo escândalo da Petrobras. Em entrevista publicada nesta segunda-feira pela agência de notícias Reuters, FHC avaliou que a responsabilidade política sobre o esquema de desvio de dinheiro da estatal recai mais sobre Lula do que sobre a presidente Dilma Rousseff. De acordo com o ex-presidente tucano, as indicações de diretores da estatal feitas por partidos não eram um segredo para ninguém. “Lula está calado. Se alguém tem mais responsabilidade política por isso é ele, não ela”, disse, lembrando que os ex-executivos da Petrobras investigados foram nomeados para o cargo durante o governo Lula.
Fernando Henrique disse ainda que um processo de deposição da presidente pouco depois de sua reeleição, em outubro de 2014, seria um processo destrutivo para a democracia brasileira, porque o Ministério Público ainda não encontrou nenhuma evidência de que ela tenha participado do esquema de corrupção na Petrobras. “Ninguém pode querer impeachment, é um problema complicado”, avaliou.
No entanto, ele não descartou a possibilidade de um impeachment caso novas evidências surjam, mas disse que aqueles que pedem a saída da presidente agora não sabem as consequências que geraria e não conhecem as pré-condições necessárias para que se concretize. “É preciso ter um delito e ter um consenso político tanto no Congresso quanto na rua. Eu não acho que estejamos nessa situação”, avaliou o ex-presidente.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião