O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) disse nesta segunda-feira em entrevista à rádio CBN que só será candidato de uma terceira via na disputa pela presidência da Câmara em último caso. Ele também disse que, mesmo que concorresse, acha que sua vitória seria extremamente improvável. Gabeira acredita que sua atuação nos últimos anos o tornou impopular entre os colegas, apesar de ter conquistado mais simpatia junto à opinião pública.
O deputado enfrentou em plenário o então presidente da Câmara Severino Cavalcante, atuou em investigações parlamentares que implicaram outros deputados e, mais recentemente, foi um dos que se opuseram ao aumento de salário dos parlamentares.
Gabeira ressaltou que o encontro desta segunda, em São Paulo, para discussão dos rumos da eleição para a presidência da Câmara reúne parlamentares de vários partidos, não apenas da oposição. Ele disse que não estará em pauta o lançamento de um nome e sim de um programa de atuação para a Câmara. Um dos pontos fundamentais, segundo Gabeira, é como assegurar a autonomia do legislativo, cujas ações, segundo o deputado, vem sendo sufocadas pelo excesso de medidas provisórias.