Gilmar Mendes, ministro do STF.| Foto: ALBARI ROSA/Gazeta do Povo

O ministro Gilmar Mendes, relator das contas da campanha da presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quer saber se sete empreiteiras envolvidas nos desvios de dinheiro da Petrobras fizeram doações ao PT entre 2010 e 2014.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Tesouro suspende análises de novos empréstimos para estados e municípios
  • Analista aponta menor movimentação na web para protestos de domingo (16)
  • PM e Guarda Municipal terão esquema de segurança no protesto deste domingo (16)
Publicidade

Ele tomou a decisão “tendo em vista fatos amplamente noticiados pelos meios de comunicação de que doações ao Partido dos Trabalhadores (PT) foram realizadas com dinheiro de propina, supostamente oriundo de sobrepreços praticados em contrato com a administração pública”, conforme escreveu no despacho.

A determinação do ministro foi encaminhada nesta quinta-feira (13) à Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), setor do tribunal encarregado de passar um pente-fino nas contas dos candidatos.

O órgão deve informar se as empreiteiras OAS, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, UTC Engenharia, Camargo Corrêa, Engevix Engenharia e Odebrecht realizaram doações ao partido no período indicado. Ele também quer saber na ordem de que valor essas doações teriam sido feitas. As empresas são as principais investigadas na Operação Lava Jato.