Além dos assessores especiais com funções específicas para determinados momentos, o governo do Paraná utiliza esse cargo para dar status de secretários de estado a alguns membros do Executivo. Nesse quadro se encaixam a primeira-dama Maristela Requião, José Benedito Pires Trindade e Jacir Bergmann II.
Maristela dirige o Museu Oscar Niemeyer (MON). O trabalho da esposa do governador é reconhecido até pelos adversários políticos.
Benedito Pires é o responsável pela equipe de jornalistas do governo, pelo relacionamento entre Executivo e órgãos de imprensa e colabora nos discursos de Requião. Ele é uma espécie de secretário de Imprensa. Na prática, divide a pasta Comunicação Social com o secretário Aírton Pisseti. Um cuida da imprensa e o outro da publicidade e propaganda.
Marcos Batista é outro com o status de secretário. Ele é o diretor-presidente da rádio e televisão Educativa, a RTVE. Antes, o salário para quem exercia essa função era em forma de cachê. Como Requião é contrário a essa idéia, Batista ganhou o cargo AE-1, de assessor especial, que recebe R$ 11,9 mil. Jacir Berg-mann II, que já foi também secretário estadual de Indústria e Comércio, é mais um que recebe como assessor especial. Ele é o chefe do Cerimonial do governo do estado. (CCL)
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Deixe sua opinião