Além dos assessores especiais com funções específicas para determinados momentos, o governo do Paraná utiliza esse cargo para dar status de secretários de estado a alguns membros do Executivo. Nesse quadro se encaixam a primeira-dama Maristela Requião, José Benedito Pires Trindade e Jacir Bergmann II.
Maristela dirige o Museu Oscar Niemeyer (MON). O trabalho da esposa do governador é reconhecido até pelos adversários políticos.
Benedito Pires é o responsável pela equipe de jornalistas do governo, pelo relacionamento entre Executivo e órgãos de imprensa e colabora nos discursos de Requião. Ele é uma espécie de secretário de Imprensa. Na prática, divide a pasta Comunicação Social com o secretário Aírton Pisseti. Um cuida da imprensa e o outro da publicidade e propaganda.
Marcos Batista é outro com o status de secretário. Ele é o diretor-presidente da rádio e televisão Educativa, a RTVE. Antes, o salário para quem exercia essa função era em forma de cachê. Como Requião é contrário a essa idéia, Batista ganhou o cargo AE-1, de assessor especial, que recebe R$ 11,9 mil. Jacir Berg-mann II, que já foi também secretário estadual de Indústria e Comércio, é mais um que recebe como assessor especial. Ele é o chefe do Cerimonial do governo do estado. (CCL)
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp