Curitiba – José Genoíno nasceu no Ceará, onde começou a militar como líder estudantil. Integrou a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), filiou-se ao PCdoB em 1968. Foi para a clandestinidade nos primeiros anos da ditadura militar e acabou preso em abril de 1972 na guerrilha do Araguaia, à qual aderiu em 1970. Foi professor de história e deputado por cinco mandatos consecutivos.

CARREGANDO :)

Anistiado em 1979, Genoíno foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Sua primeira eleição foi em 1982. Foi duas vezes líder da bancada petista, em 1991 e 1999.

Apresentou projeto de lei que regulamentou a questão dos Direitos Autorais.

Publicidade

Em seu quarto mandato, disputou a Presidência da Câmara dos Deputados.

Em 1998 foi reeleito ao seu quinto mandato de deputado federal, com 307 mil votos, a maior votação para deputado federal do país naquele ano.

Em 2002, Genoíno foi o candidato do PT ao estado de São Paulo. Teve mais de 8 milhões de votos e foi o primeiro candidato na história do partido a disputar o segundo turno.

Assumiu a presidência do PT em dezembro de 2002 e ficou 30 meses no cargo. Em seu mandato surgiram as denúncias de pagamento de mesada a deputados federais.

Publicidade