Curitiba José Genoíno nasceu no Ceará, onde começou a militar como líder estudantil. Integrou a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), filiou-se ao PCdoB em 1968. Foi para a clandestinidade nos primeiros anos da ditadura militar e acabou preso em abril de 1972 na guerrilha do Araguaia, à qual aderiu em 1970. Foi professor de história e deputado por cinco mandatos consecutivos.
Anistiado em 1979, Genoíno foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Sua primeira eleição foi em 1982. Foi duas vezes líder da bancada petista, em 1991 e 1999.
Apresentou projeto de lei que regulamentou a questão dos Direitos Autorais.
Em seu quarto mandato, disputou a Presidência da Câmara dos Deputados.
Em 1998 foi reeleito ao seu quinto mandato de deputado federal, com 307 mil votos, a maior votação para deputado federal do país naquele ano.
Em 2002, Genoíno foi o candidato do PT ao estado de São Paulo. Teve mais de 8 milhões de votos e foi o primeiro candidato na história do partido a disputar o segundo turno.
Assumiu a presidência do PT em dezembro de 2002 e ficou 30 meses no cargo. Em seu mandato surgiram as denúncias de pagamento de mesada a deputados federais.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais