Imagens mostram deputado com duas taças de vinho momentos antes do acidente
- RPC TV
Mãe de vítima diz que dono do restaurante pediu desculpas
- video
- CRM abre sindicância para apurar conduta de hospital no caso Carli
- Exame confirma que Carli estava embriagado
- Deputado terá 10 dias para apresentar defesa
- Pais defendem punição se Carli for culpado
- Depoimentos complicam situação de Carli
- Família Yared fará passeata no domingo para pedir paz e justiça
- Sonho de jovens mortos em acidente era viajar para o exterior
- Carli Filho e amigos consumiram quatro garrafas de vinho antes do acidente, diz MP
A polícia divulgou na quarta-feira (20) imagens do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB), poucas horas antes do acidente que terminou com a morte de dois jovens em Curitiba. As filmagens são da câmera de segurança do restaurante onde o deputado, de 26 anos, esteve na noite do dia 6 de maio, acompanhado de amigos, e foram exibidas nesta quinta-feira (21) pelo telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV.
Poucas horas depois, o carro que Carli Filho dirigia, um Passat, bateu na traseira de um Honda Fit próximo ao cruzamento das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no Mossunguê. Com a colisão, Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, ocupantes do Honda Fit, morreram na hora.
As gravações mostram o parlamentar passando com duas taças de vinho nas mãos, seguido de um casal que o acompanhava. Na segunda-feira (18), o resultado de um exame realizado pelo Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba comprovou que Carli Filho estava embriagado no momento da colisão.
O último jovem que aparece na imagem gravada no restaurante, um amigo do deputado, foi ouvido na quarta-feira (20) pela polícia. "Segundo a percepção desse amigo, ele [Carli Filho] não apresentava segurança necessária para sair dirigindo. Tanto que o amigo, segundo os autos, tentou convencê-lo para que fosse de carona com ele, o que acabou não acontecendo", disse o delegado Armando Braga de Moraes Neto, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) de Curitiba, ao Bom Dia Paraná.
Cassação
Por conta do acidente, o advogado Elias Mattar Assad, que representa a família de Gilmar Rafael Yared, protocolou um pedido de cassação do mandato de Carli Filho por quebra de decoro parlamentar. Na segunda-feira (18), o corregedor-geral da Assembleia Legislativa, Luiz Accorsi (PSDB) encaminhou uma notificação ao deputado, que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Desde então, o parlamentar tem 10 dias de prazo para apresentar sua defesa.
Segundo o Hospital Albert Einstein, o parlamentar ainda se recupera da cirurgia para correção de fraturas no crânio e reconstrução dos ossos da face, realizada há uma semana e que durou 14 horas. Não há previsão de quantas novas operações serão necessárias nem quando o deputado receberá alta.
De acordo com a assessoria de Carli Filho, no momento, a família do deputado não falará sobre o caso. Apenas o advogado criminalista Roberto Brzezinski Neto contratado para defender o parlamentar irá se pronunciar, em uma coletiva de imprensa que deve ser marcada para os próximos dias.
Passeata
A família de Gilmar Rafael Yared fará uma passeata pelas ruas de Curitiba na manhã do próximo domingo (24). A caminhada sairá às 10 horas do local onde aconteceu o acidente que matou o rapaz e o amigo dele, no cruzamento das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, e seguirá até o Parque Barigui.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast