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A Infraero informou na tarde desta segunda-feira (26) que o sistema ILS Cat 2, que auxilia as operações de pouso e decolagem em casos de baixa visibilidade no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, voltou a operar. O teste necessário para a liberação dos equipamentos foi realizado das 11h30 às 13h desta segunda por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

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A falta do sistema causou o cancelamento das operações em Cumbica nos últimos três dias. Em 25 de fevereiro, o sistema ILS Cat 2 foi atingido por um raio. Os equipamentos foram consertados, mas não puderam entrar em operação, já que o avião da FAB que faria o teste em 5 de março teve o trem de pouso quebrado.

O superintendente da regional do Sudeste da Infraero, Edgard Brandão Júnior, informou que, caso haja nevoeiro no aeroporto nos próximos dias, os pousos e decolagens podem ocorrer normalmente.

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, entregou nesta segunda-feira (26) um relatório ao ministro da Defesa, Waldir Pires, sobre o problema em Cumbica. Pires determinou no domingo (25) a instauração de uma investigação sobre a falha dos equipamentos e o afastamento dos funcionários identificados como responsáveis.

Com o relatório, a Infraero pretende provar que não pode ser responsabilizada pela falta do equipamento. A investigação completa sobre as causas do problema no aeroporto de Cumbica deve ficar pronta até quarta-feira (28).

O Aeroporto de Cumbica ficou fechado por cinco horas no sábado (24), três horas no domingo (25) e duas horas nesta segunda-feira (26) devido à forte neblina. O sistema ILS Cat 2 permitiria que os pousos e decolagens continuassem mesmo com a baixa visibilidade. Por causa do fechamento do aeroporto, a Infraero registrava 38 atrasos às 12h desta segunda. Às 15h30, ainda havia cinco vôos fora do horário.

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