O ministro das Relações Institucionais, Jacques Wagner, negou nesta segunda-feira que o governo Lula tenha optado pelo apoio irrestrito ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP), acusado de receber de um empresário uma mesada de R$ 10 mil, o chamado 'mensalinho'. No domingo, em entrevista coletiva, Severino afirmou que teria apoio do Executivo uma vez que seu partido constituiu a base do governo. O ministro foi taxativo:
- O tribunal é a Câmara, e não o governo. Não existe a figura do apoio ou da condenação. Nós queremos que as investigações sejam feitas. Tratam-se de dois poderes (Executivo e Legislativo) que devem ter relações independentes. Portanto, Lula não vai se manifestar sobre o mérito dessa questão. O presidente entende que esse assunto deve ser tratado nos trâmites da Câmara - disse Jacques Wagner, antes de participar de um seminário sobre reforma política na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).
Segundo o ministro, a preocupação central do governo é que o caso que envolve Severino se resolva o quanto antes.
- A preocupação central do Executivo é que a solução, seja qual for, chegue o mais rápido possível para que a Câmara possa ter sua normalidade institucional - disse Jacques Wagner, que ouviu Severino dizer no domingo à tarde, antes da coletiva, que sentia-se caluniado.
Ao responder sobre se responsabilizaria a oposição pela eleição de Severino, o ministro disse que disputas políticas fazem com que muitas vezes as pessoas percam o bom senso e a racionalidade.
- A disputa política é a alma da democracia. Toda vez que a disputa política faz com que as pessoas percam o bom senso e a racionalidade, ela não serve à democracia - disse ele.
Jacques Wagner disse ainda que não se deve fazer pré-julgamento em relação às denúncias contra Severino. Disse que o país está neste momento de crise com uma taxa alta de excessiva excitação em relação a denúncias.
- Isso faz com que qualquer coisa pareça o fim do mundo. É preciso baixar essa taxa de excitação para que as coisas não caiam numa vala comum.
- Deputado tucano diz que afastamento de Severino é absolutamente necessário
- Luta por cargo de Severino começa com chance remota de acordo
- Oposição fará reunião para definir estratégia sobre caso Severino
- Severino diz que consegue 'votos bem baratinhos' e nega uso de caixa 2
- Perito diz que não pode atestar de forma conclusiva falsificação
- Severino mostra laudo sobre assinatura
- Severino se diz vítima de preconceito por ser nordestino
- Buani enviará à PF cheque que comprovaria pagamento de mensalinho a Severino
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula