Todas as propostas discutidas nos painéis da V Conferência Estadual dos Advogados foram submetidas à aprovação do público presente ao evento nesta sexta-feira (15) para marcar o encerramento das atividades do evento, que acontece em Curitiba desde o último dia 13. A tarde dessa sexta também contou com quatro painéis sobre as reformas no direito comercial, constitucional, processual civil e na própria advocacia. A palestra de encerramento ficou a cargo do professor Fabio Konder Comparato.
As questões que precisam ser alteradas na advocacia foram o centro de um painel movimentado. O advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, criticou a tentativa de alguns grupos em intimidar a advocacia, não permitindo o pleno exercício do direito de defesa. O ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior apontou mudanças a serem feitas no Código de Ética da profissão, ao passo que o presidente da seccional Rio Grande do Sul da OAB, Marcelo Bertolucci, propôs adaptações na lei de responsabilidade fiscal para fortalecer o sistema judiciário como um todo.
A mesa que discutiu as reformas constitucionais reuniu autores de renome, como os professores gaúchos Lenio Streck e Ingo Wolfgang Sarlet, que abordou propostas para repensar o Sistema Único de Saúde (SUS) que sofre de problemas de gestão e de uma judicialização intensa.
A tarde de sexta-feira ainda contou com outros dois painéis: um sobre processo civil, focado em discussões sobre o papel da jurisprudência no Brasil, e outro sobre direito comercial.
Deixe sua opinião