Hoje, dia 3 de dezembro, comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta importante data serve para marcar nossas conquistas e refletir sobre os desafios que ainda temos pela frente.
Entre as conquistas, é importante destacar a Lei Brasileira de Inclusão, construída sobretudo pelas pessoas com deficiência, que entra em vigor dia 6 de janeiro de 2016. Todos devem conhecê-la para que possamos implantar os seus avanços em nosso país.
Em Curitiba, iniciamos este ano a implantação de brinquedos inclusivos nos espaços de lazer, uma importante conquista para crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares. Uma ação que garante o direito ao lazer e promove a convivência entre as diferenças.
A esta iniciativa somam-se outras, como o semáforo sonoro instalado em frente ao Instituto dos Cegos, na Avenida Visconde de Guarapuava, para facilitar a travessia por pessoas cegas que frequentam o local; os semáforos que aumentam o tempo de travessia para pedestres com mobilidade reduzida, implantados em 31 cruzamentos perigosos da cidade; as placas em braile instaladas em 100 pontos da cidade e os R$ 2 milhões já investidos em rampas e melhorias nas calçadas e pavimentos de todas as regionais para melhorar a acessibilidade.
Outro avanço importante foi a criação do Ônibus Acesso, sistema porta-a-porta que garante transporte gratuito para tratamento a pessoas sem condições de se locomover por outros meios de transporte público. Implantado em março de 2013, o serviço conta com nove micro-ônibus – um para cada regional – e já tem mais de 1 mil usuários cadastrados.
Sabemos que os desafios são grandes e cada vez mais temos alcançado o apoio da população que acredita que uma sociedade inclusiva é possível.
A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e sua equipe estão de portas abertas para conhecer e atender a todos que querem colaborar para essa construção ou que necessitem da garantia dos seus direitos.
Que a reflexão deste dia se torne a prática inclusiva de todos os outros dias.
*Mirella Withers Prosdocimo, é presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e secretária do município de Curitiba da Pessoa com Deficiência; graduada em Letras, Português/Inglês, fez especialização em Educação Especial e Inclusão, Pós Graduada em Gestão Social e Sustentabilidade.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião