Os escritórios de advocacia estão necessitando de uma visão estratégica, precisando se transformar com gestão profissional. Um dos mais importantes desafios da gestão legal tem sido aprimorar a sua capacidade de planejar e de se comunicar com diversos públicos. Os mercados estão sofrendo segmentações e os públicos criando nichos e redes de relacionamentos específicos.
Um bom projeto significa planejar, antecipar o futuro e organizar o seu escritório para conhecer melhor o meio em que atua. Ferramentas específicas de marketing estão surgindo a cada dia e podem ser usadas na advocacia, tudo sem ferir com o código de ética da OAB. Marketing ,aliado à tecnologia, é indispensável à inovação e ao sucesso em qualquer segmento. Mas em determinadas áreas, como é o caso da área jurídica, é fundamental conhecer e respeitar as normas que regem a comunicação e o marketing neste segmento.
O planejamento e o uso correto das ferramentas de comunicação ajudam a transformar prospects em clientes e a fortalecer a marca e o posicionamento das marcas dos escritórios junto ao seu público.
O Brasil é o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet, atrás apenas das Filipinas e da Tailândia. O brasileiro passa em média 5,4 horas na internet pelo monitor, e 3,8 horas por meio do mobile. 54% da população é usuária ativa de internet. Já em relação às mídias sociais, 47% da população tem contas ativas. No último ano, o número de page views via dispositivos móveis cresceu incríveis 109%, enquanto os acessos via desktops caiu 12%. No Brasil, o Facebook tem 89 milhões de usuários, o Twitter 30 milhões e o LinkedIn tem 20 milhões de usuários.
O Brasil tem mais de 1,5 milhões de bacharéis em direito. Temos mais cursos de direito do que a soma do resto do mundo. Em 2018, o mercado brasileiro terá cerca de 1 milhão de advogados. Mas por onde você deve começar? Qual o primeiro passo? O que pode e o que não pode fazer na comunicação e no marketing jurídico? Quais as oportunidades que já existem dentro do universo digital e que devem receber investimento das sociedades de advogados?
O grande objetivo de se investir em marketing digital é posicionar bem o escritório na web, melhorar o seu relacionamento e gerar leads - interessados em conhecer melhor o seu trabalho. Portanto, indico as seguintes estratégias:
- Sites Mobiles Responsives: Permite que as informações do site sejam apresentadas de uma forma adaptável e automática em: smartphones, tablets e desktop. Deve ter um blog de noticias e artigos com compartilhamento nas redes sociais.
- Aplicativo Mobile: Pode ser baixado em todas as lojas de apps para iniciar um relacionamento interativo e exclusivo com os usuários de uma maneira diferenciada. Ter o escritório no bolso dos clientes com acesso a documentos em ambientes restritos é um exemplo.
- Redes Sociais: Têm o objetivo de gerar relacionamento, interação e distribuição de conteúdo relevante usando a sua própria rede de contatos.
- Marketing de Busca: SEO (Search Engine Optimization), otimização de sites, é um conjunto de estratégias para fazer um site aparecer bem posicionado no Google.
- Gestão de Conteúdo: Conteúdo diário e relevante para o público é essencial para manter viva a presença na internet e trazer seguidores. Os canais mais usados são: redes sociais, site do escritório e newsletters eletrônicas, sempre integrando as plataformas digitais.
- Links Patrocinados: Sugerimos impulsionamento de postagens para alcançar mais seguidores e aumentar o número de curtidas e compartilhamentos da sua base, levando com isso mais pessoas para ler as notícias no site do escritório.
- Newsletter Eletrônica: É uma comunicação periódica realizada via e-mail para os contatos do escritório, oferecendo conteúdo relevante sobre as áreas do direito em que atua. Tem como objetivo gerar relacionamento e criar vínculos com o leitor, trazendo mais credibilidade à marca.
- Revistas Jurídicas: São publicações físicas e digitais disponíveis em sites e aplicativos que reúnem artigos de toda banca para transmitir a competência e conhecimento jurídico do escritório.
- Relatórios: Os relatórios mensais são essenciais para monitorar as estatísticas, identificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado nas ações digitais.
Isso tudo é o marketing jurídico digital – sua atuação estratégica por meio das plataformas digitais. Portanto, marketing não é só propaganda. Os resultados e o retorno para a marca serão proporcionais ao nível de conteúdo, posicionamento e relacionamento empregado. Discuta este assunto com seus sócios, advogados e colaboradores. Trate isso como mais uma tarefa importante da profissão. Gestão e marketing são essenciais para a sustentabilidade de qualquer negócio.
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