A juíza Angelina de Siqueira Costa, da Vara Federal de Macaé, negou nesta quarta-feira (17) mais um pedido de liminar feito pelos petroleiros ligados Federação Única dos Petroleiros (FUP) para suspensão da 10ª Rodada de Licitação de áreas para exploração de petróleo e gás natural, que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizada nesta quinta (18) e sexta-feira (19) no Rio de Janeiro.
Esse é o segundo pedido de liminar feito pela FUP e indeferido pela Justiça. Nessa terça-feira (16|), a Justiça Federal no RJ já havia negado outro pedido da federação, com o argumento de que a ação civil pública impetrada pela FUP era genérica, ao afirmar que os direitos em jogo ferem a soberania nacional e a ordem econômica.
Segundo informações do Departamento Jurídico da FUP, ainda há em tramitação outras quatro ações com pedido de liminares, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Desde o início da semana a FUP e algumas entidades da sociedade civil (como o MST e a Via Campesina) vem realizando uma serie de manifestações contra o leilão, como a greve de 24 horas deflagrada pelos petroleiros, que culminou com a ocupação do prédio da Petrobrás na manhã de hoje.
Cerca de 500 manifestantes (principalmente do MST e da FUP) continuam instalados no saguão principal do edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio, e garantem que só deixam o local depois de serem recebidos pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.
A Petrobras, por sua vez, não comenta a ocupação, mas, segundo informações dos petroleiros, já informou que só aceitará receber uma comissão em caso de desocupação do prédio.
Com o impasse, os petroleiros pretendem permanecer durante toda a noite no saguão do prédio.
PF prende Braga Netto por ordem do STF
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
“Plano B” de Eduardo expõe ruídos da direita em manter Bolsonaro como único candidato para 2026
Deixe sua opinião