As entrelinhas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) revelam uma boa notícia para o sistema de transporte de Curitiba. A arrecadação da prefeitura, por meio da Urbs, com o pagamento de passagens de ônibus vai subir, em 2007, 9,4% – saltando de R$ 603 milhões, neste ano, para R$ 660 milhões (veja infográfico). Segundo a prefeitura, isso vai acontecer em função de um provável crescimento do número de passageiros transportados e não porque o município pretende aumentar a tarifa.

CARREGANDO :)

O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, explica que a queda na quantidade de passageiros pagantes criava um círculo vicioso: quanto menos pessoas usavam os ônibus, mais cara tinha de ser a passagem. Com o aumento de pagantes, a arrecadação cresce e fica mais fácil manter a tarifa no preço atual, diz Sebastiani.

De acordo com o secretário, desde o ano passado houve a reversão da tendência de queda do número de passageiros pagantes. Neste ano, o aumento do número de usuários do transporte coletivo deve ser de 3,5%. O mesmo porcentual de aumento deve se verificar no ano que vem. Parece pouco, mas os 3,5% representam 857,5 mil passagens a mais sendo pagas, por mês. (FM)

Publicidade