Na semana em que o governo do Paraná solicitou à Assembleia Legislativa aumento de impostos, os leitores da Gazeta do Povo se posicionaram contrários às "medidas amargas" propostas pelo Executivo. A reportagem do jornal que mostrou, na quarta-feira, quais impostos serão reajustados em 2015 gerou mais de 10 mil recomendações no Facebook e cerca de 80 comentários na página da Gazeta na internet até ontem. A reportagem mostrava apenas a primeira parte do pacote do governo, que previa o reajuste do IPVA que sobe de 2,5% para 3,5% , e o ICMS da gasolina de 28% para 29%, além de taxar funcionários públicos aposentados que recebem acima do teto do INSS.
O leitor Ricardo Ciquelero registrou em um comentário que o aumento dos gastos públicos sem planejamento acaba causando uma crise das contas do cidadão. "Eles aumentam impostos feito loucos e, quando o amanhã chega, a economia afunda e as pessoas têm que trabalhar em empregos que pagam mal e comprar coisas que custam o dobro do preço", afirmou. Para o leitor Edson Florscuk, os aposentados não deveriam ser afetados pela crise nas contas públicas. "Por que este governo que taxa aposentados não corta 11% dos seus salários?", questionou.
Muitos leitores também acreditam que o combate à corrupção deveria ser o primeiro passo para melhorar a situação do governo. "Os governantes estão sugando demais a população. A corrupção enfraquece moralmente o estado", disse o leitor Flávio da Silva Pereira. Já o leitor Tiago Demeneck lembrou o principal motivo das manifestações do ano passado e acredita que o aumento é abusivo. "Agora não é mais pelos 20 centavos e sim contra os 40%. Até quando vamos ser passivos assim?", opinou.
Deixe sua opinião