O presidente Luiz Inácio Lula da Siva afirmou neste sábado, durante o 3º Congresso Nacional do PT, que nenhum outro partido tem mais autoridade moral e ética do que o PT. O evento ocorre na mesma semana em que vários integrantes da legenda viraram réus no inquérito do mensalão. Apesar de os petistas terem sido processados, Lula lembrou que nenhum deles ainda foi condenado. O presidente afirmou ainda que partido não pode se acovardar diante dos ataques da oposição e deve ficar atento às "tsunamis" que virão.
- Mesmo que algum companheiro venha a ser condenado, não podemos esmorecer - disse Lula para uma platéia de 1.500 petistas reunidos no congresso do partido, realizado desde sexta-feira no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.
Lula reconheceu ainda que o partido cometeu erros, que estão sendo apurados.
- É verdade que podemos ter cometido erros. E os erros cometidos estão sendo apurados como precisam ser apurados. Mas ninguém neste país tem mais autoridade moral, ética e política do que o nosso partido. Admitimos que tem gente igual a nós, mas não admitimos que tenham melhor. E o PT não pode se acovardar neste debate. Temos que fazê-lo de cabeça erguida - afirmou Lula, sendo ovacionado pelos militantes.
O presidente defendeu punição para integrantes do partido que cometerem erros.
- E na hora que algum de nós cometer um erro, por mais amigo que seja, ele estará subordinado às mesmas leis, às mesmas regras, que os 190 milhões de habitantes estão submetidos neste momento - concluiu.
Para Lula, as acusações contra o partido partem de uma "oposição sem discurso" que não consegue criticar o partido pela condução da política econômica e aos programas sociais apresentados pelo governo. Segundo ele, os adversários são incansáveis, "apesar de alguns já estarem cansados" - uma referência irônica ao movimento "Cansei", que arrancou risos da platéia.
Para Lula, as acusações contra o PT surgem da oposição que não tem como falar mal do governo. O presidente fez um alerta:
- É preciso que a gente fique alerta de que eles não nos vão deixar nadar em águas tranqüilas o tempo inteiro. É preciso estarmos preparados para os tsunamis que virão. Eu já fui oposição sem discurso na campanha de 1994. Eu sei como é ficar desesperado para tentar encontrar a palavra mágica para dizer a coisa que você quer dizer. O PT tem que ficar muito atento e cada vez mais combativo.
Lula fez críticas de forma indireta à imprensa.
- O PT precisa aprender uma lição. Não podemos ficar abalados em cada vez que sai uma manchete contra o nosso partido. Até porque eles só falam de nós porque eles sabem que não é fácil que em 27 anos começar a construir um partido e chegar à presidência da república como nós chegamos e fazer as política sociais que nós estamos fazendo - disse.
Apesar das críticas ao partido, Lula acha que o PT não pode perder o bom humor.
- Política não se faz de cara feia. Temos que ficar sempre de bom humor.Com Lula ausente, Dirceu é ovacionado na abertura do congresso
José Dirceu
O ex-ministro José Dirceu, apontado no inquérito do mensalão como mentor da "quadrilha", réu pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, acabou sendo a grande atração da abertura congresso. Dirceu, que não compôs a mesa de autoridades do partido, mas tinha assento na primeira fila da platéia, foi ovacionado por quase 3 mil pessoas, levantou-se, ergueu um dos braços e sorriu. A manifestação de apoio foi espontânea, sem que qualquer orador fizesse menção a ele.
Já prevendo esse desfecho, o presidente Lula, que tinha a informação de que haveria ato de desagravo aos petistas acusados de corrupção e irritado porque o PT pretende aprovar a candidatura própria para a sucessão presidencial em 2010, adiou sua ida ao encontro para este sábado. A justificativa oficial para a ausência de Lula foi problemas na agenda.
Deixe sua opinião