Atualizado em 24/08/06 às 20h51
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua visita nesta quinta-feira (24) a Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, confirmou Itaipu como sede da Universidade do Mercosul. "É um espaço excepcional para criarmos, aqui, a Universidade do Mercosul", afirmou o presidente, de acordo com a assessoria de Itaipu. Hoje, o Parque Tecnológico já possui dois cursos da Unioeste e algumas empresas que desenvolvem produtos tecnológicos.
Uma extensa agenda de compromissos pela manhã, que incluía uma reunião com o vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Linera, atrasou a chegada do presidente, que era esperado para as 13h50, mas só chegou na cidade por volta das 17 horas.
Com o atraso, o cronograma de visita na Usina Hidrelétrica de Itaipu foi alterado e encurtado. A comitiva contou com a presença dos ministros de Minas e Energia (Silas Rondeau), Planejamento (Paulo Bernardo), Educação (Fernando Haddad), e de Ciência e Tecnologia (Sérgio Rezende).
No Parque Tecnológico e Itaipu (PTI), o presidente vistoriou as reformas dos antigos alojamentos dos barrageiros que construíram, 30 anos atrás, a Usina de Itaipu. A visita à nova turbina da usina e um passeio com o carro elétrico foram cancelados.
O restante da programação não foi alterada. Depois da visita à Itaipu, Lula assumiu o posto de candidato à reeleição. Em um encontro com a Associação dos Municípios do Paraná o candidato recebeu a Pauta Municipalista, um documento preparado pela AMP que contém reivindicações das prefeituras do estado. Mais tarde, às 20h30, Lula participa da abertura do XVI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná.
Na manhã de sexta-feira (25), o presidente se reúne com representantes de cooperativas.
Veja imagens da visita presidencial na reportagem em vídeo do Paraná TV
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião